Carregando Eventos

« Todos Eventos

3.º Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura

11 de julho de 2024 - 17 de julho de 2024

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove a terceira edição do “Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura”, nos dias 11, 12, 16 e 17 de julho de 2024. Sob o tema “O que pode a cultura no Sistema Socioeducativo?”, o evento busca qualificar a discussão sobre o acesso à cultura e à leitura por parte de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa, além de garantir o protagonismo e a participação desse público no debate.

A edição de 2024 começa no dia 11 de julho com uma cerimônia de abertura virtual transmitida ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube. Na ocasião, será lançada a Diretriz Nacional de Cultura na Socioeducação, um documento construído a partir dos resultados obtidos no Censo Nacional de Práticas de Leitura no Socioeducativo e na 1ª Conferência Livre de Cultura no Socioeducativo.

Já no dia 12 de julho, unidades socioeducativas de todo o país realizarão uma série de atividades culturais. Cada estabelecimento definirá que tipo de atividade será feita internamente – como saraus, leituras, debates – e poderá levar convidados, como escritores, repentistas, poetas, rappers e demais pessoas ligadas à cultura. As unidades inscreveram atividades para participar do evento, que será restrito aos participantes, e sem transmissão ao vivo.

Nos encontros dos dias 16 e 17 de julho, também restritos às unidades e convidados, serão apresentados projetos e práticas culturais desenvolvidas pelos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de educação e semiliberdade. Eles e elas farão, também, uma visita virtual ao Museu Afro Brasil.

O 3.º Caminhos Literários no Socioeducativo é organizado pelo CNJ como parte das atividades do programa Fazendo Justiça, executado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento para acelerar transformações no campo da privação de liberdade.

 

 

Assista ao evento pelo canal do CNJ no Youtube:

Manhã

Tarde


Serviço:

3º Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura

Datas: 11, 12, 16 e 17 de julho de 2024
Acompanhe o primeiro dia de programação aberta pelo canal do CNJ no YouTube

Programação:

 

Detalhes

Início:
11 de julho de 2024
Final:
17 de julho de 2024
Categoria de Evento: