A presidência do Conselho Nacional de Justiça é ocupada pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal, que é indicado pelos seus pares para exercer um mandato de dois anos. No caso de ausência ou impedimento do presidente, o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal o substitui.

O Presidente 

joaquim barbosaAntes de ocupar cadeira no Supremo Tribunal Federal, o Ministro Joaquim Barbosa exerceu vários cargos na Administração Pública Federal. Tudo começou como compositor gráfico no Senado Federal, depois se tornou Oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores. Foi também membro do  Ministério Público Federal; Chefe da Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde e Advogado do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO).

Joaquim Barbosa sempre teve relações estreitas com o mundo  acadêmico. É Doutor e Mestre em Direito Público pela Universidade de Paris-II (Panthéon-As sas), onde cumpriu extenso programa de doutoramento de 1988 a 1992, o qual resultou na obtenção de três diplomas de pós-graduação. Cumpriu  também o programa de Mestrado em Direito e Estado da Universidade de Brasília (1980-82), que lhe valeu o diploma de Especialista em Direito e Estado por essa Universidade.

É Professor licenciado da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ensinou as disciplinas de Direito Constitucional e Direito Administrativo. Foi Visiting Scholar (1999-2000) no Human Rights Institute da Columbia University School of Law, New York, e na University of California Los Angeles School of Law (2002-2003). Foi bolsista do CNPq (1988-92), da Ford Foundation (1999-2000) e da Fundação Fullbright (2002-2003). 

Nasceu em  Paracatu, MG, onde fez os estudos primários no Grupo Escolar Dom Serafim Gomes Jardim e no Colégio Estadual Antonio Carlos. Cursou o segundo grau no Colégio Elefante Branco, de Brasília. Fez também estudos complementares de línguas estrangeiras no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Áustria e na Alemanha. 

Porta-voz do presidente

O secretário de Comunicação Social do Supremo Tribunal Federal (STF) exerce a função de porta-voz do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A determinação consta da Portaria-CNJ n. 117, de 7 de junho de 2010. Ao porta-voz compete externar as opiniões e informar sobre os atos do presidente do CNJ e realizar outras atividades correlatas sob determinação da presidência do Conselho, a quem ele ficará subordinado.

Fale com o Presidente

Gabinete da Presidência
Chefe de Gabinete: Ângelo Tabet
Ed. Anexo I do Supremo Tribunal Federal, 2° Andar, Sala B5.
Praça dos Três Poderes, s/n°, Brasília - DF, CEP: 70.175-901.
Tels.: (61) 2326-4795/4586/4760
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 



Palavras-chave: Presidência CNJ, vice-presidente

brasao

Sede: Supremo Tribunal Federal - Anexo I, Praça dos Três Poderes, S/N CEP:70175-901 - Anexo: SEPN Quadra 514 norte, lote 7, Bloco B CEP: 70760-542

Telefones - 55 61 2326-5000 Horário de atendimento ao público: das 12h às 19h.