A equidade de gênero no Poder Judiciário e o papel do Conselho Nacional de Justiça para sua concretização

Autores

  • Maria Thereza Rocha de Assis Moura
  • Adriana Franco Melo Machado
  • Maria Paula Cassone Rossi

DOI:

https://doi.org/10.54829/revistacnj.v6iesp.359

Palavras-chave:

Conselho Nacional de Justiça, Equidade, Participação feminina, Mulher, Poder Judiciário

Resumo

O presente artigo objetiva retratar as mais recentes contribuições do Conselho Nacional de Justiça quanto ao tema da equidade de gênero no âmbito do Poder Judiciário brasileiro. Para tanto, far-se-á uma análise histórica sobre a participação feminina no Poder Judiciário e sua evolução (ou involução) no cenário atual. Na sequência, discorrer-se-á sobre o papel constitucional do Conselho como órgão de controle externo no Poder Judiciário na concretização de políticas internas de equalização de gênero. Ao final, serão descritas as mais recentes contribuições do CNJ na temática e abordadas as expectativas futuras. O método empregado foi o dedutivo, a partir da análise de pesquisas realizadas pela Escola Nacional de Formação de Magistrados, pelo Conselho da Justiça Federal, pela Associação dos Juízes Federais do Brasil e pelo próprio CNJ, além de notas sobre a doutrina especializada no tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Thereza Rocha de Assis Moura

Ministra do Superior Tribunal de Justiça. Corregedora Nacional de Justiça. Mestre e Doutora em Direito Processual Penal. Professora Doutora de Direito Processual Penal, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Adriana Franco Melo Machado

Juíza Federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Juíza Auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça.

Maria Paula Cassone Rossi

Juíza de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo. Juíza Auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça.

Downloads

Publicado

2022-08-16

Como Citar

ROCHA DE ASSIS MOURA, M. T. .; FRANCO MELO MACHADO, A. .; CASSONE ROSSI, M. P. . A equidade de gênero no Poder Judiciário e o papel do Conselho Nacional de Justiça para sua concretização. Revista CNJ, Brasília, v. 6, n. esp, p. 59–68, 2022. DOI: 10.54829/revistacnj.v6iesp.359. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/ojs/revista-cnj/article/view/359. Acesso em: 18 abr. 2024.