Política Editorial

ISSN: 2525-4502

Linha editorial e objetivo 

A Revista CNJ tem por objetivo a promoção e a difusão de artigos sobre os principais temas relacionados ao Sistema de Justiça e atuação do Poder Judiciário. Com foco na eficiência, transparência e responsabilidade, prioriza-se trabalhos com abordagens empíricas e que utilizem dados estatísticos.

São publicados artigos científicos sobre gestão judiciária, promoção da cidadania e dos direitos humanos, acesso à Justiça, aspectos da litigiosidade brasileira, além de outros assuntos vinculados à promoção da Justiça e à entrega da jurisdição no Brasil. Nesse sentido, a linha editorial acolhe os mais diversos ramos do Direito Público e Privado, e incentiva abordagens transdisciplinares. 

São aceitos somente artigos em português e inéditos no Brasil, e que não estejam pendentes de publicação em outros veículos, impressos ou eletrônicos. 

A Revista destina-se aos pesquisadores, docentes e discentes da comunidade acadêmico-científica, e aos profissionais e operadores que atuam no Sistema de Justiça. 

Periodicidade

A Revista CNJ é de periodicidade semestral, com publicação em junho e dezembro do ano corrente. O recebimento de artigos segue o cronograma do Edital de Chamamento de Artigos em vigor, publicado semestralmente nos veículos de comunicação oficiais do CNJ e na página da revista (link).

Política de avaliação dos artigos - Avaliação às cegas e por pares

Seguimos o rigoroso processo de avaliação às cegas e por pares, Double Blind Peer Review. A Revista CNJ possui um rol de brilhantes pareceristas formado exclusivamente por doutores (link), que recebem os artigos a serem avaliados via sistema e de forma anônima. Todos os artigos passam por dupla avaliação, ou seja, são emitidos no mínimo dois pareceres por artigo. 

Após a verificação do atendimento às normas de publicação, o trabalho será submetido à análise prévia da coordenação, para verificação de adequação à linha editorial e eixos temáticos da Revista CNJ. Após essa avaliação, o artigo terá suprimidos os elementos que permitam a identificação de seu autor e será remetido à análise de dois especialistas anônimos, indicados pelo coordenador do Conselho Editorial, para avaliação qualitativa de sua forma e conteúdo. Caso um dos pareceres seja negativo, o trabalho será enviado a um segundo especialista anônimo, seguindo o sistema do double blind peer review.

a) Cada parecerista tem o prazo de três semanas para avaliar o artigo submetido à sua análise.

b) Após análise do parecerista, o artigo pode ser: aceito sem necessidade de correção; enviado para correções obrigatórias (o autor terá até 10 dias úteis para enviar o artigo corrigido) e o parecerista ou o conselho editorial aceitará ou não as alterações; rejeitado ou sugerida a submissão a outro periódico.

c) Para que seja publicado, o artigo deverá contar com dois pareceres positivos e passar pela aprovação do Conselho Editorial.

d) Os artigos com dois pareceres de rejeição, com avaliação negativa por parte do Conselho Editorial; ou em desacordo com algum item do edital de chamamento serão rejeitados.

e) O tempo entre a submissão e a publicação de um artigo é em média de 20 semanas.

A Revista CNJ não cobra taxas de submissão de artigos.

Política de Acesso Livre

Os artigos da Revista CNJ são de acesso livre e gratuito. E os textos estão disponíveis para leitura, download, impressão e compartilhamento, desde que citada a fonte e autoria. Licenca: Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License

Política de responsabilidade

As opiniões emitidas e a integridade do conteúdo dos artigos publicados na Revista CNJ são de responsabilidade exclusiva dos autores, não retratando o entendimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre a temática.

Política de arquivamento

A Revista CNJ utiliza LOCKSS e CLOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.