Política pública de acesso à Justiça

o caso da Justiça Itinerante em Duque de Caxias/RJ

Autores

  • Fernanda Santos de Souza Ayres
  • Tatiana Cotta Gonçalves Pereira UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.54829/revistacnj.v6iesp.343

Palavras-chave:

Justiça itinerante, Direitos humanos, Política pública, Desenvolvimento sustentável, Ordem jurídica justa

Resumo

O presente trabalho pautou-se na pesquisa do programa Justiça Itinerante no município de Duque de Caxias/RJ, implantado com a finalidade de promover acesso à justiça à população que se encontra em maior vulnerabilidade socioeconômica. O objetivo principal da pesquisa foi analisar a efetividade do acesso à justiça através da Justiça Itinerante no município, com base no conceito de ordem jurídica justa de Mancuso (2011), nas ponderações da terceira onda de acesso à justiça de Cappelletti e Garth (1988) e nos Objetivos do Desenvolvimento sustentável (ONU). Para isso, foram realizadas análises de literatura, de documentos institucionais, bem como pesquisa de campo. Chegou-se à conclusão de que a Justiça Itinerante em Duque de Caxias/RJ, de forma isolada, não atinge todos os parâmetros das categorias de análise, contudo, não se pode negar sua contribuição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Santos de Souza Ayres

Graduada em Direito, graduada em Administração Pública (UFRRJ), especialista em direito público e direito de família e sucessões, mestre em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (UFRRJ).

Tatiana Cotta Gonçalves Pereira, UFRRJ

Professora de Direito do Departamento de Ciências Jurídicas e do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas, ambos na UFRRJ. Graduada e mestre em Direito, Doutora em Sociologia e Direito.

Downloads

Publicado

2022-08-16

Como Citar

SANTOS DE SOUZA AYRES, F.; COTTA GONÇALVES PEREIRA, T. Política pública de acesso à Justiça: o caso da Justiça Itinerante em Duque de Caxias/RJ. Revista CNJ, Brasília, v. 6, n. esp, p. 153–170, 2022. DOI: 10.54829/revistacnj.v6iesp.343. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/ojs/revista-cnj/article/view/343. Acesso em: 24 abr. 2024.