Gestão judicial de alto desempenho

um estudo de caso com perspectiva de gênero e raça

Autores

  • Lívia Lúcia Oliveira Borba
  • Mariana Rezende Ferreira Yoshida
  • Rafaella Amaral de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.54829/revistacnj.v6iesp.340

Palavras-chave:

Poder Judiciário, Gestão judicial, Alta performance, Perspectiva de gênero e raça, Divisão sexual do trabalho

Resumo

O presente artigo tem por objeto investigar como a divisão sexual do trabalho pode influenciar na produtividade de juízes(as). A pesquisa desenvolve-se, inicialmente, com base no método bibliográfico. Em um segundo momento, utiliza-se a metodologia estudo de caso para observar com perspectiva de gênero a gestão de uma unidade judiciária considerada de alto desempenho, a fim de verificar em que medida a divisão sexual do trabalho pode ter concorrido para o resultado obtido. Ao final, conclui-se que a disponibilidade de tempo é uma variável importante na obtenção do resultado final, o que alerta para a necessidade de incorporar a perspectiva de gênero e raça no modelo de medição de desempenho das unidades judiciárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Lúcia Oliveira Borba

Mestranda em Direito e Poder Judiciário pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) e Juíza de Direito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Mariana Rezende Ferreira Yoshida

Mestranda em Direito e Poder Judiciário pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) e Juíza de Direito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).

Rafaella Amaral de Oliveira

Mestra em Direito Constitucional e Criminologia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e Juíza de Direito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Downloads

Publicado

2022-08-16

Como Citar

OLIVEIRA BORBA, L. L. .; REZENDE FERREIRA YOSHIDA, M. .; AMARAL DE OLIVEIRA, R. Gestão judicial de alto desempenho: um estudo de caso com perspectiva de gênero e raça. Revista CNJ, Brasília, v. 6, n. esp, p. 191–202, 2022. DOI: 10.54829/revistacnj.v6iesp.340. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/ojs/revista-cnj/article/view/340. Acesso em: 29 mar. 2024.