Regulamentação da interrupção voluntária da gravidez no Brasil

disputas jurídico-políticas na afirmação dos direitos reprodutivos das mulheres

Autores

  • Adriana Dias Vieira Universidade Federal Fluminense
  • Carolina Brandão de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.54829/revistacnj.v6iesp.328

Palavras-chave:

Aborto, Regulamentação, Disputas, Saúde, Justiça

Resumo

O objetivo do presente trabalho é revolver o terreno das disputas político-jurídicas que envolvem a regulamentação da interrupção voluntária da gravidez no Brasil para compreender as condições de possibilidade do protagonismo do Poder Judiciário e, em especial, do Supremo Tribunal Federal na proteção dos direitos reprodutivos da mulher, de um lado, e dos direitos do nascituro, de outro. Tomando os dados da práxis que concernem aspectos histórico-raciais da clandestinidade do aborto no Brasil, das proposições legislativas e executivas sobre o aborto legal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre o tema, este estudo busca se somar nas reflexões quanto ao urgente debate em torno da legalização da interrupção voluntária da gravidez como direito da mulher de não ser submetida a tratamento cruel, desumano e degradante no discurso jurídico e, na linguagem política, como uma questão de saúde pública e de justiça social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Dias Vieira, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Direitos, Instituições e Negócios (PPGDIN/UFF). Doutora em Direito pela Università degli Studi di Firenze (2015) e doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2012).

Carolina Brandão de Oliveira

Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (2021) e pesquisadora do ÍMÃ – Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Direito, Estética e Linguagem, vinculado à Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (ÍMÃ/UFF).

Downloads

Publicado

2022-08-16

Como Citar

DIAS VIEIRA, A.; BRANDÃO DE OLIVEIRA, C. . Regulamentação da interrupção voluntária da gravidez no Brasil: disputas jurídico-políticas na afirmação dos direitos reprodutivos das mulheres. Revista CNJ, Brasília, v. 6, n. esp, p. 81–94, 2022. DOI: 10.54829/revistacnj.v6iesp.328. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/ojs/revista-cnj/article/view/328. Acesso em: 26 abr. 2024.