Reforço da violência de gênero durante a pandemia de COVID-19

análise dos dados acerca da violência doméstica no município de Campinas/SP e a cifra oculta que afeta políticas públicas de segurança pública

Autores

  • Erika Chioca Furlan Universidade Presbiteriana Mackenzie campus Campinas/SP
  • Mariana Secorun Inácio Universidade Presbiteriana Mackenzie - campus Campinas
  • Caroline de Souza Furlaneto

DOI:

https://doi.org/10.54829/revistacnj.v6iesp.311

Palavras-chave:

Violência de gênero, Violência doméstica, Pandemia, Cifra oculta

Resumo

O presente trabalho, que trata de violência doméstica contra a mulher no contexto da pandemia de covid-19, com viés especial para a região de Campinas no Estado de São Paulo, teve por objetivo tratar da violência de gênero e das formas de violência doméstica contra a mulher, bem como demonstrar através de números esse tipo de violência na região de Campinas/SP confrontando-os com a visão da criminologia. A pesquisa básica foi desenvolvida com método quali-quantitativo e os números demonstraram que, aparentemente, os casos de violência durante o primeiro ano de pandemia em comparação com o ano de 2019 tiveram uma queda, ratificando a teoria da cifra oculta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika Chioca Furlan, Universidade Presbiteriana Mackenzie campus Campinas/SP

Doutorado (incompleto) e Mestrado em Direito pela PUCSP. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Bauru. Professora Tempo Integral de Direito Processual Penal na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ex-delegada de polícia do Estado São Paulo.

Mariana Secorun Inácio, Universidade Presbiteriana Mackenzie - campus Campinas

Mestre em Ciências Criminais, Especialista em Ciências Penais e Bacharel em Direito pela PUCRS. Professora de Direito Processual Penal na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora da Escola da Magistratura do Rio Grande do Sul (AJURIS).

Caroline de Souza Furlaneto

Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de Campinas. Pós-graduanda em Direito e Processo Penal pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de Campinas. Assessora de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis/SP

Downloads

Publicado

2022-08-16

Como Citar

CHIOCA FURLAN, E.; SECORUN INÁCIO, M. .; DE SOUZA FURLANETO, C. Reforço da violência de gênero durante a pandemia de COVID-19: análise dos dados acerca da violência doméstica no município de Campinas/SP e a cifra oculta que afeta políticas públicas de segurança pública . Revista CNJ, Brasília, v. 6, n. esp, p. 133–142, 2022. DOI: 10.54829/revistacnj.v6iesp.311. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/ojs/revista-cnj/article/view/311. Acesso em: 26 abr. 2024.