Anúncios

  • CHAMAMENTO DE ARTIGOS, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2024

    2024-02-07

    EDITAL DE CHAMAMENTO DE ARTIGOS DE 6 DE FEVEREIRO DE 2024

    REVISTA ELETRÔNICA DO CNJ, 2024 – SUBMISSÃO DE ARTIGOS

     O SECRETÁRIO DE ESTRATÉGIA E PROJETOS DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições, convoca membros(as) da comunidade acadêmica e pesquisadores(as) para participação no processo de seleção e publicação de artigos na Revista CNJ, v.8, n.1, 2024, sobre o tema: Justiça Criminal e Revista CNJ, v.8, n.2, 2024, sobre o tema: O Poder Judiciário e a proteção de vulneráveis.

    1 OBJETIVO

    O presente chamamento objetiva a seleção e publicação de artigos na Revista CNJ, v.8, n.1, 2024, sobre o tema: Justiça Criminal e v.8, n.2, 2024 sobre o tema: O Poder Judiciário e a proteção de vulneráveis.

    2 CRONOGRAMA

    Revista CNJ, v.8, n.1, 2024

    Tema: Justiça Criminal

    Lançamento do chamamento de artigos – 6/2/2024

    Data limite de submissão de artigos – Até as 23h59min do dia 31/3/2024

    Data prevista para a publicação da Revista na página do CNJ – 18/6/2024

    Revista CNJ, v.8, n.2, 2024

    Tema: O Poder Judiciário e a proteção de vulneráveis

    Lançamento do chamamento de artigos – 6/2/2024

    Data limite de submissão de artigos – Até as 23h59min do dia 25/8/2024

    Data prevista para a publicação da Revista na página do CNJ – 10/12/2024

    Saiba mais sobre CHAMAMENTO DE ARTIGOS, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2024
  • CHAMAMENTO DE ARTIGOS, DE 6 DE JULHO DE 2023

    2023-07-11

    EDITAL DE CHAMAMENTO DE ARTIGOS, DE 6 DE JULHO DE 2023

    REVISTA CNJ, v.7, n.2, jul./dez., 2023 – SUBMISSÃO DE ARTIGOS

     O SECRETÁRIO ESPECIAL DE PROGRAMAS, PESQUISAS E GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições, convoca membros da comunidade acadêmica e pesquisadores para participação no processo de seleção e publicação de artigos na Revista CNJ, sobre os temas: meio ambiente; eficiência na prestação jurisdicional; e inteligência artificial (ética, governança, transparência, auditabilidade e uso no Poder Judiciário).

    1 OBJETIVO

    O presente chamamento tem por objetivo a seleção e publicação de artigos sobre os temas: meio ambiente; eficiência na prestação jurisdicional; e inteligência artificial (ética, governança, transparência, auditabilidade e uso no Poder Judiciário).

    2 CRONOGRAMA

    Lançamento do chamamento de artigos - 7/7/2023

    Data limite de submissão de artigos - Até as 23h59m do dia 20/9/2023

    Data prevista para publicação da Revista na página do CNJ - 19/12/2023

     

    Saiba mais sobre CHAMAMENTO DE ARTIGOS, DE 6 DE JULHO DE 2023
  • CHAMAMENTO DE ARTIGOS, DE 25 DE JANEIRO DE 2023

    2023-01-25

    REVISTA CNJ, v. 7, n. 1 – SUBMISSÃO DE ARTIGOS

    O SECRETÁRIO ESPECIAL DE PROGRAMAS, PESQUISAS E GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições, convoca membros da comunidade acadêmica e pesquisadores para participar do processo de seleção e publicação de artigos na Revista CNJ sobre os temas: defesa dos direitos humanos; proteção de dados; e segurança cibernética. 

    CRONOGRAMA

    Lançamento do chamamento de artigos

    25/1/2023

    Data limite de submissão de artigos

    Até as 23h59m do dia 20/3/2023

    Data prevista para publicação da Revista na página do CNJ

    20/6/2023

     

    Saiba mais sobre CHAMAMENTO DE ARTIGOS, DE 25 DE JANEIRO DE 2023
  • CHAMAMENTO DE ARTIGOS, DE 18 DE AGOSTO DE 2022

    2022-08-22

    REVISTA CNJ, v. 6, n. 2 – SUBMISSÃO DE ARTIGOS

    O SECRETÁRIO ESPECIAL DE PROGRAMAS, PESQUISAS E GESTÃO ESTRATÉGICA E EDITOR DA REVISTA CNJ, no uso de suas atribuições, convoca membros da comunidade acadêmica e pesquisadores para participação de seleção e publicação de artigos na Revista CNJ, sobre os eixos temáticos: direitos humanos e do meio ambiente; garantia da segurança jurídica; combate à corrupção e ao crime organizado; incentivo ao acesso à Justiça digital; e a uniformização e melhor capacitação dos(as) magistrados(as) e servidores(as).

    1 OBJETIVO

    O presente chamamento tem por objetivo a seleção e publicação de artigos sobre os eixos temáticos: direitos humanos e do meio ambiente; garantia da segurança jurídica; combate à corrupção e ao crime organizado; incentivo ao acesso à Justiça digital; e a uniformização e melhor capacitação dos(as) magistrados(as) e servidores(as).

    2 CRONOGRAMA

    Lançamento do chamamento de artigos - 17/8/2022

    Data limite de submissão de artigos - Até as 23h59m do dia 28/9/2022

    Data prevista para publicação da Revista na página do CNJ - 13/12/2022

    3 REGRAS DE SUBMISSÃO

    3.1 O(a) autor(a) deverá ser pós-graduado(a) em nível de mestrado, doutorado ou pós-doutorado em qualquer área de formação.

    3.2 O artigo poderá ter autoria compartilhada.

    3.3 Serão aceitos artigos com até 3 (três) autores, desde que um dos autores possua mestrado, doutorado ou pós-doutorado.

    3.4 Os trabalhos encaminhados para publicação na Revista CNJ deverão ser inéditos no Brasil e sua publicação não deve estar pendente em outros veículos de publicação, impressos ou eletrônicos.

    3.5 Após a publicação na Revista CNJ, os trabalhos poderão ser publicados em outros veículos, desde que se cite a publicação original como fonte.

    3.6 Não serão devidos direitos autorais ou qualquer remuneração pela publicação dos trabalhos na Revista CNJ, em qualquer tipo de mídia impressa (papel) ou eletrônica (Internet, CD-Rom, e-book).

    3.7 Os(as) interessados(as) em submeter seus artigos para publicação deverão acessar o endereço eletrônico da Revista CNJ: http://www.cnj.jus.br/ojs/index.php/revista-cnj/index, fazer seu cadastro na revista e submeter o(s) artigo(s) eletronicamente, no próprio sistema.

    3.8 Recomenda-se a utilização de processador de texto Microsoft Word 97 ou versão superior. Caso seja usado outro processador de texto, os arquivos devem ser gravados no formato RTF (de leitura comum a todos os processadores de texto) ou ODT (Libre Office Writer).

    3.9 O envio de material para a revista implica a declaração tácita de ineditismo do estudo.

    3.10 Os autores não poderão submeter mais de um artigo ao presente chamamento.

    3.11 O texto do artigo encaminhado deverá, necessariamente, ser em português.

    3.12 Não deve haver menção de autoria no corpo do artigo.

    3.13 Haverá preferência por artigos que utilizarem informações das bases de dados de acesso público do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

    4 NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

    4.1 Os artigos deverão ser precedidos de uma página de rosto da qual se fará constar: título do trabalho em português (centralizado e destacado em negrito); título do trabalho em inglês (centralizado e destacado em negrito); nome do autor, CPF, endereço completo para correspondência, com CEP, telefone/fax, e-mail e um brevíssimo currículo, de no máximo três linhas, com os principais títulos acadêmicos e a principal atividade exercida; resumo, em português, seguido das palavras-chave; abstract, em inglês, seguido das keywords.

    4.2 O resumo seguirá as diretrizes da ABNT NBR 6028:2021 (Norma Brasileira da Associação Brasileira de Normas Técnicas). Deverá contemplar, em sua estrutura, quatro partes: objeto (do que trata); objetivo (aonde pretende chegar); método (tipo de pesquisa ou estrutura textual); e conclusão (resultados alcançados). Terá, no máximo, 10 linhas e será redigido em um só parágrafo, obedecendo-se as pontuações gramaticais.

    4.3 As palavras-chave (palavras ou expressões que expressem as ideias centrais do texto) devem ser no máximo cinco, como, por exemplo: Palavras-chave: Partido político. História. Democracia. Desafio. Pós-modernidade.

    4.4 Os trabalhos encaminhados deverão ser apresentados da seguinte forma:

    a) Folha de papel A4;

    b) Entre 15 e 25 páginas, com parágrafos justificados, sem formatação de qualquer natureza;

    c) Fonte Times New Roman, corpo, tamanho 12;

    d) Espaçamento entrelinhas simples;

    e) Margens superior e inferior de 2,0 cm, lateral esquerda e direita de 3,0 cm;

    f) Texto estruturado com introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências às fontes consultadas,  devendo  a  introdução  conter  a  justificativa  e  os  objetivos  do trabalho,  ressaltando  a  relevância  do  tema  investigado;  o  desenvolvimento  abrangerá  a discussão e/ou análise das hipóteses apresentadas, com amparo bibliográfico adequado; as considerações finais deverão conter de forma concisa a resposta aos objetivos propostos; a numeração dos tópicos deverá ser progressiva, identificadas com algarismos arábicos, sem ponto, com dois espaços  antes  do  título  do  tópico  (Exemplo:  2)  e  as  subseções  têm  ponto  intermediário (Exemplo: 2.1);

    g) Todo destaque que se queira dar ao texto deve ser feito com o uso de itálico. Não deve ser usado o negrito ou a sublinha. Citações de outros autores contendo até três linhas devem ser feitas entre aspas, no corpo do texto, sem o uso de itálico. As citações que ultrapassarem a três linhas deverão figurar em parágrafo próprio, com recuo de 4,0 cm, fonte 1 ponto menor que o do texto principal, sem aspas, conforme orientações da ABNT NBR 10520:2002 (Citações em documentos). As referências legislativas ou jurisprudenciais devem conter todos os dados necessários para sua adequada identificação e localização. Em citações de sites da Internet, deve-se indicar expressamente a data de acesso no seguinte formato: Acesso em: 7 ago. 2017.

    h) As citações em línguas estrangeiras devem ser obrigatoriamente traduzidas.

    i) As notas de rodapé de cada página serão utilizadas, preferencialmente, para apresentação de conceitos e explicações que não possam ser inseridos no corpo do texto;

    j) As referências textuais deverão ser feitas de acordo com a ABNT NBR 6023:2018. Elas devem ser citadas em formato “autor: data” no corpo do texto principal. Todas as fontes utilizadas na pesquisa e citadas no texto deverão constar no final do artigo com o título Referências.

    4.5 Os trabalhos que não atenderem a quaisquer regras de submissão e normas para publicação serão devolvidos. A Revista Eletrônica do CNJ não se responsabilizará e não realizará correção, adaptação ou complemento nos trabalhos, tais como inserção de resumo ou palavras-chave, que ficam à elaboração exclusiva do autor do artigo.

    4.6 Recebido o trabalho pela coordenação da Revista, realizar-se-á o respectivo aviso de recebimento ao autor.

    4.7 Após a verificação do atendimento das normas de publicação, o trabalho será submetido à análise prévia da coordenação, para verificação de adequação à linha editorial da Revista CNJ. Após essa avaliação, o artigo terá suprimidos os elementos que permitam a identificação de seu autor e será remetido à análise de um especialista anônimo, indicado pelo coordenador do Conselho Editorial, para Avaliação qualitativa de sua forma e conteúdo. Caso o parecer seja negativo, o trabalho será enviado para um segundo especialista anônimo, seguindo o sistema do double blind peer review.

    4.8 A seleção de trabalhos para publicação é de competência do Conselho Editorial da Revista e será feita mediante a análise dos pareceres técnicos. Os trabalhos recebidos para análise e aprovados não serão devolvidos aos autores.

    4.9 As decisões do Conselho Editorial da Revista não serão suscetíveis de recursos ou impugnações em qualquer etapa do processo.

    4.10 A Revista Eletrônica do CNJ tem por linha editorial: análise de temas relativos aos direitos humanos e do meio ambiente; garantia da segurança jurídica; combate à corrupção e ao crime organizado; incentivo ao acesso à justiça digital; e uniformização e melhor capacitação dos magistrados e servidores.

    4.11 É obrigação do(a) autor(a) acompanhar o processo de submissão por meio do sistema da Revista. A coordenação da Revista CNJ ficará à disposição dos autores, sempre que pretenderem obter informações acerca do andamento do processo de análise editorial dos trabalhos encaminhados, por meio do correio eletrônico revistacnj@cnj.jus.br, assunto: Informações sobre análise de matéria da revista.

    4.12 Caso o artigo não seja avaliado a tempo para publicação na Revista Eletrônica do CNJ, v. 6, n. 2, jul./dez. 2022, poderá permanecer no banco de artigos da Revista, caso seja de interesse do(s) autor(es), até sua completa avaliação, e, caso aprovado, será publicado nas edições posteriores da Revista.

    4.13 Os artigos que não forem avaliados a tempo da publicação da Revista Eletrônica do CNJ, v. 6, n. 2, jul./dez. 2022, e que forem aprovados, serão publicados no v. 7, n.1, jan./jun. 2023.

    4.14 Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Revista.

     

     

    Saiba mais sobre CHAMAMENTO DE ARTIGOS, DE 18 DE AGOSTO DE 2022
  • CHAMAMENTO DE ARTIGOS, DE 20 DE JANEIRO DE 2022

    2022-01-21

    REVISTA CNJ, v. 6, n. 1 – SUBMISSÃO DE ARTIGOS

    O SECRETÁRIO ESPECIAL DE PROGRAMAS, PESQUISAS E GESTÃO ESTRATÉGICA E EDITOR DA REVISTA CNJ, no uso de suas atribuições, convoca membros da comunidade acadêmica e pesquisadores para participação de seleção e publicação de artigos na Revista CNJ, sobre os eixos temáticos: direitos humanos e do meio ambiente; garantia da segurança jurídica; combate à corrupção e ao crime organizado; incentivo ao acesso à Justiça digital; e a uniformização e melhor capacitação dos(as) magistrados(as) e servidores(as).

     

    1. OBJETIVO

    O presente chamamento tem por objetivo a seleção e publicação de artigos sobre os eixos temáticos: direitos humanos e do meio ambiente; garantia da segurança jurídica; combate à corrupção e ao crime organizado; incentivo ao acesso à Justiça digital; e a uniformização e melhor capacitação dos(as) magistrados(as) e servidores(as).

     

    2. CRONOGRAMA

    Lançamento do chamamento de artigos: 20/1/2022
    Data limite de submissão de artigos: até as 23h59m do dia 21/3/2022
    Data prevista para publicação da Revista na página do CNJ: 21/6/2022

     

    3. REGRAS DE SUBMISSÃO

    3.1 O(a) autor(a) deverá ser pós-graduado(a) em nível de mestrado, doutorado ou pós-doutorado em qualquer área de formação.

    3.2 O artigo poderá ter autoria compartilhada.

    3.3 Serão aceitos artigos com até 3 (três) autores, desde que um dos autores possua mestrado, doutorado ou pós-doutorado.

    3.4 Os trabalhos encaminhados para publicação na Revista CNJ deverão ser inéditos no Brasil e sua publicação não deve estar pendente em outros veículos de publicação, impressos ou eletrônicos.

    3.5 Após a publicação na Revista CNJ, os trabalhos poderão ser publicados em outros veículos, desde que se cite a publicação original como fonte.

    3.6 Não serão devidos direitos autorais ou qualquer remuneração pela publicação dos trabalhos na Revista CNJ, em qualquer tipo de mídia impressa (papel) ou eletrônica (Internet, CD-Rom, e-book).

    3.7 Os(as) interessados(as) em submeter seus artigos para publicação deverão acessar o endereço eletrônico da Revista CNJ http://www.cnj.jus.br/ojs/index.php/revista-cnj/index, fazer seu cadastro na revista e submeter o(s) artigo(s) eletronicamente, no próprio sistema.

    3.8 Recomenda-se a utilização de processador de texto Microsoft Word 97 ou versão superior. Caso seja usado outro processador de texto, os arquivos devem ser gravados no formato RTF (de leitura comum a todos os processadores de texto) ou ODT (Libre Office Writer).

    3.9 O envio de material para a revista implica a declaração tácita de ineditismo do estudo.

    3.10 Os autores não poderão submeter mais de um artigo ao presente chamamento.

    3.11 O texto do artigo encaminhado deverá, necessariamente, ser em português.

    3.12 Não deve haver menção de autoria no corpo do artigo.

    3.13 Haverá preferência por artigos que utilizarem informações das bases de dados de acesso público do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

     

    4. NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

    4.1 Os artigos deverão ser precedidos de uma página de rosto da qual se fará constar: título do trabalho em português (centralizado e destacado em negrito); título do trabalho em inglês (centralizado e destacado em negrito); nome do autor, CPF, endereço completo para correspondência, com CEP, telefone/fax, e-mail e um brevíssimo currículo, de no máximo três linhas, com os principais títulos acadêmicos e/ou a principal atividade exercida; resumo, em português, seguido das palavras-chave; abstract, em inglês, seguido das keywords.

    4.2 O resumo seguirá as diretrizes da ABNT NBR 6028:2003 (Norma Brasileira da Associação Brasileira de Normas Técnicas). Deverá contemplar, em sua estrutura, quatro partes: objeto (do que trata); objetivo (aonde pretende chegar); método (tipo de pesquisa ou estrutura textual); e conclusão (resultados alcançados). Terá, no máximo, 10 linhas e será redigido em um só parágrafo, obedecendo-se as pontuações gramaticais.

    4.3 As palavras-chave (palavras ou expressões que expressem as ideias centrais do texto) devem ser no máximo cinco, como, por exemplo: Palavras-chave: Partido político. História. Democracia. Desafio. Pós-modernidade.

    4.4 Os trabalhos encaminhados deverão ser apresentados da seguinte forma:

    a) Folha de papel A4;

    b) Entre 15 e 25 páginas, com parágrafos justificados, sem formatação de qualquer natureza;

    c) Fonte Times New Roman, corpo, tamanho 12;

    d) Entrelinhas simples;

    e) Margens superior e inferior de 2,0 cm, lateral esquerda e direita de 3,0 cm;

    f) Texto estruturado com introdução, desenvolvimento, conclusão e referências às fontes consultadas,  devendo  a  introdução  conter  a  justificativa  e  os  objetivos  do trabalho,  ressaltando  a  relevância  do  tema  investigado;  o  desenvolvimento  abrangerá  a discussão e/ou análise das hipóteses apresentadas, com amparo bibliográfico adequado; a conclusão deverá conter de forma concisa a resposta aos objetivos propostos; a numeração dos tópicos deverá ser progressiva, identificadas com algarismos arábicos, sem ponto, com dois espaços  antes  do  título  do  tópico  (Exemplo:  2)  e  as  subseções  têm  ponto  intermediário (Exemplo: 2.1);

    g) Todo destaque que se queira dar ao texto deve ser feito com o uso de itálico. Não deve ser usado o negrito ou a sublinha. Citações de outros autores contendo até três linhas devem ser feitas entre aspas, no corpo do texto, sem o uso de itálico. As citações que ultrapassarem a três linhas deverão figurar em parágrafo próprio, com recuo de 4,0 cm, fonte 1 ponto menor que o do texto principal, sem aspas, conforme orientações da ABNT NBR 10520:2002 (Citações em documentos). As referências legislativas ou jurisprudenciais devem conter todos os dados necessários para sua adequada identificação e localização. Em citações de sites da Internet, deve-se indicar expressamente a data de acesso no seguinte formato: Acesso em: 7 ago. 2017.

    h) As citações em línguas estrangeiras devem ser obrigatoriamente traduzidas.

    i) As notas de rodapé de cada página serão utilizadas, preferencialmente, para apresentação de conceitos e explicações que não possam ser inseridos no corpo do texto;

    j) As referências textuais deverão ser feitas de acordo com a ABNT NBR 6023:2002. Elas devem ser citadas em formato “autor: data” no corpo do texto principal. Todas as fontes utilizadas na pesquisa e citadas no texto deverão constar no final do artigo com o título Referências.

    4.5 Os trabalhos que não atenderem a quaisquer regras de submissão e normas para publicação serão devolvidos. A Revista Eletrônica do CNJ não se responsabilizará e não realizará correção, adaptação ou complemento nos trabalhos, tais como inserção de resumo ou palavras-chave, que ficam à elaboração exclusiva do autor do artigo.

    4.6 Recebido o trabalho pela coordenação da Revista, realizar-se-á o respectivo aviso de recebimento ao autor.

    4.7 Após a verificação do atendimento das normas de publicação, o trabalho será submetido à análise prévia da coordenação, para verificação de adequação à linha editorial da Revista CNJ. Após essa avaliação, o artigo terá suprimidos os elementos que permitam a identificação de seu autor e será remetido à análise de um especialista anônimo, indicado pelo coordenador do Conselho Editorial, para Avaliação qualitativa de sua forma e conteúdo. Caso o parecer seja negativo, o trabalho será enviado para um segundo especialista anônimo, seguindo o sistema do double blind peer review.

    4.8 A seleção de trabalhos para publicação é de competência do Conselho Editorial da Revista e será feita mediante a análise dos pareceres técnicos. Os trabalhos recebidos para análise e aprovados não serão devolvidos aos autores.

    4.9 As decisões do Conselho Editorial da Revista não serão suscetíveis de recursos ou impugnações em qualquer etapa do processo.

    4.10 A Revista Eletrônica do CNJ tem por linha editorial: análise de temas relativos aos direitos humanos e do meio ambiente; garantia da segurança jurídica; combate à corrupção e ao crime organizado; incentivo ao acesso à justiça digital; e uniformização e melhor capacitação dos magistrados e servidores.

    4.11 É obrigação do(a) autor(a) acompanhar o processo de submissão por meio do sistema da Revista. A coordenação da Revista CNJ ficará à disposição dos autores, sempre que pretenderem obter informações acerca do andamento do processo de análise editorial dos trabalhos encaminhados, por meio do correio eletrônico revistacnj@cnj.jus.br, assunto: Informações sobre análise de matéria da revista.

    4.12 Caso o artigo não seja avaliado a tempo para publicação na Revista Eletrônica do CNJ, v. 6, n. 1, jan./jun. 2022, poderá permanecer no banco de artigos da Revista, caso seja de interesse do(s) autor(es), até sua completa avaliação, e, caso aprovado, será publicado nas edições posteriores da Revista.

    4.13 Os artigos que não forem avaliados a tempo da publicação da Revista Eletrônica do CNJ, v. 6, n. 1, jan./jun. 2022, e que forem aprovados, serão publicados no v. 6, n.2, jul./dez. 2022.

    4.14 Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Revista.

    Saiba mais sobre CHAMAMENTO DE ARTIGOS, DE 20 DE JANEIRO DE 2022
  • CHAMAMENTO DE ARTIGOS, DE 14 DE JULHO DE 2021

    2021-07-15

    REVISTA CNJ, v. 5, n. 2 – SUBMISSÃO DE ARTIGOS

    O SECRETÁRIO ESPECIAL DE PROGRAMAS, PESQUISAS E GESTÃO ESTRATÉGICA E EDITOR DA REVISTA CNJ, no uso de suas atribuições, convoca membros da comunidade acadêmica e pesquisadores para participação de seleção e publicação de artigos na Revista CNJ, sobre os eixos temáticos: direitos humanos e do meio ambiente; garantia da segurança jurídica; combate à corrupção e ao crime organizado; incentivo ao acesso à Justiça digital; e a uniformização e melhor capacitação dos magistrados(as) e servidores(as).

     

    1. OBJETIVO

    O presente chamamento tem por objetivo a seleção e a publicação de artigos sobre os eixos temáticos: direitos humanos e do meio ambiente; garantia da segurança jurídica; combate à corrupção e ao crime organizado; incentivo ao acesso à Justiça digital; e a uniformização e melhor capacitação dos magistrados(as) e servidores(as).


    2. CRONOGRAMA

    Lançamento do chamamento de artigos: 14/7/2021
    Data limite de submissão de artigos: até as 23h59m do dia 12/9/2021
    Data prevista para publicação da Revista na página do CNJ: 14/12/2021

     

    3. REGRAS DE SUBMISSÃO

    3.1 O autor deverá ser pós-graduado em nível de Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado em qualquer área de formação.

    3.2 O artigo poderá ter autoria compartilhada.

    3.3 Serão aceitos artigos com até 3 (três) autores, desde que um dos autores possua Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado.

    3.4 Os trabalhos encaminhados para publicação na Revista CNJ deverão ser inéditos no Brasil e sua publicação não deve estar pendente em outros veículos de publicação, impressos ou eletrônicos.

    3.5 Após a publicação na Revista CNJ, os trabalhos poderão ser publicados em outros veículos, desde que citando a publicação original como fonte.

    3.6 Não serão devidos direitos autorais ou qualquer remuneração pela publicação dos trabalhos na Revista CNJ, em qualquer tipo de mídia impressa (papel) ou eletrônica (internet, CD-Rom, e- book, etc.).

    3.7 Os interessados em submeter seus artigos para publicação deverão acessar o endereço eletrônico da Revista CNJ: http://www.cnj.jus.br/ojs/index.php/revista-cnj/index, fazer o cadastro na revista e submeter o(s) artigo(s) eletronicamente, no próprio sistema.

    3.8 Recomenda-se a utilização de processador de texto Microsoft Word 97 ou superior. Caso seja usado outro processador de texto, os arquivos devem ser gravados no formato RTF (de leitura comum a todos os processadores de texto) ou ODT (Libre Office Writer).

    3.9 O envio de material para a revista implica na declaração tácita de ineditismo do estudo.

    3.10 Os autores não poderão submeter mais de um artigo ao presente chamamento.

    3.11 O texto do artigo encaminhado deverá, necessariamente, ser em português.

    3.12 Não deve haver menção de autoria no corpo do artigo.

    3.13 Haverá preferência por artigos que utilizarem informações das bases de dados de acesso público do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

     

    4. NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

    4.1 Os artigos deverão ser precedidos por uma página de rosto da qual se fará constar: título do trabalho em português (centralizado e destacado em negrito); título do trabalho em inglês (centralizado e destacado em negrito); nome do autor, CPF, endereço completo para correspondência, com CEP, telefone/fax, e-mail e um brevíssimo currículo, de no máximo três linhas, com os principais títulos acadêmicos e/ou a principal atividade exercida; resumo, em português, seguido das palavras-chave; abstract, em inglês, seguido das keywords.

    4.2 O resumo seguirá as diretrizes da ABNT NBR 6028:2003 (Norma Brasileira da Associação Brasileira de Normas Técnicas). Deverá contemplar, em sua estrutura, quatro partes: objeto (do que trata); objetivo (aonde pretende chegar); método (tipo de pesquisa ou estrutura textual); conclusão (resultados alcançados). Terá, no máximo, 10 linhas e será redigido em um só parágrafo, obedecendo-se as pontuações gramaticais.

    4.3 As palavras-chave (palavras ou expressões que expressem as ideias centrais do texto) devem ser no máximo cinco, como, por exemplo: Palavras-chave: Partido político. História. Democracia. Desafio. Pós-modernidade.

    4.4 Os trabalhos encaminhados deverão ser apresentados da seguinte forma:

    a. Folha de papel A4;

    b. Entre 15 e 25 páginas, com parágrafos justificados, sem formatação de qualquer natureza;

    c. Fonte Times New Roman, corpo, tamanho 12;

    d. Entrelinhas simples;

    e. Margens superior e inferior de 2,0 cm, lateral esquerda e direita de 3,0 cm;

    f. Texto estruturado com introdução, desenvolvimento, conclusão e referências às fontes consultadas sendo que a introdução deverá conter a justificativa e os objetivos do trabalho, ressaltando a relevância do tema investigado; o desenvolvimento abrangerá a discussão e/ou análise das hipóteses apresentadas, com amparo bibliográfico adequado; a conclusão deverá conter de forma concisa a resposta aos objetivos propostos; a numeração dos tópicos deverá ser progressiva, identificadas com algarismos arábicos, sem ponto, com dois espaços antes do título do tópico (Exemplo: 2) e as subseções têm ponto intermediário (Exemplo: 2.1);

    g. Todo destaque que se queira dar ao texto deve ser feito com o uso de itálico. Não deve ser usado o negrito ou a sublinha. Citações de outros autores com até três linhas devem ser feitas entre aspas, no corpo do texto, sem o uso de itálico. As citações que ultrapassarem três linhas deverão figurar em parágrafo próprio, com recuo de 4,0 cm, fonte 1 ponto menor que o do texto principal, sem aspas, conforme orientações da ABNT NBR 10520:2002 (citações em documentos). As referências legislativas ou jurisprudenciais devem conter todos os dados necessários para sua adequada identificação e localização. Em citações de sites da internet, deve-se indicar expressamente a data de acesso no seguinte formato: Acesso em: 7 ago. 2017 (ressalta-se que o mês de maio não deve ser abreviado);

    h. As citações em línguas estrangeiras devem ser obrigatoriamente traduzidas;

    i. As notas de rodapé de cada página serão utilizadas, preferencialmente, para apresentação de conceitos e explicações que não possam ser inseridos no corpo do texto;

    j. As referências textuais deverão ser feitas de acordo com a ABNT NBR 6023:2002. Elas devem ser citadas em formato “autor:data” no corpo do texto principal. Todas as fontes utilizadas na pesquisa e citadas no texto deverão constar no final do artigo com o título Referências.

    4.5 Os trabalhos que não atenderem a quaisquer regras de submissão e normas para publicação serão devolvidos. A Revista Eletrônica do CNJ não se responsabilizará e não realizará correção, adaptação ou complemento nos trabalhos, tais como inserção de resumo ou palavras-chave, que ficam à elaboração exclusiva do autor do artigo.

    4.6 Recebido o trabalho pela coordenação da Revista, realizar-se-á o respectivo aviso de recebimento ao autor.

    4.7 Após a verificação do atendimento das normas de publicação, o trabalho será submetido à análise prévia da coordenação, para verificação de adequação à linha editorial da Revista CNJ. Após essa avaliação, o artigo terá suprimidos os elementos que permitam a identificação de seu autor e será remetido à análise de um parecerista anônimo, indicado pelo coordenador do Conselho Editorial, para Avaliação qualitativa de sua forma e conteúdo. Caso o parecer seja negativo, o trabalho será enviado para um segundo parecerista anônimo, seguindo o sistema do doubleblindpeerreview.

    4.8 A seleção de trabalhos para publicação é de competência do Conselho Editorial da Revista e será feita mediante a análise dos pareceres técnicos. Os trabalhos recebidos para análise e aprovados não serão devolvidos aos autores.

    4.9 As decisões do Conselho Editorial da Revista não serão suscetíveis de recursos ou impugnações em qualquer etapa do processo.

    4.10 A Revista Eletrônica do CNJ tem por linha editorial a análise de temas relativos aos direitos humanos e do meio ambiente; garantia da segurança jurídica; combate à corrupção e ao crime organizado; incentivo ao acesso à Justiça digital; e a uniformização e melhor capacitação dos magistrados(as) e servidores(as).

    4.11 É obrigação do autor acompanhar o processo de submissão por meio do sistema da Revista. A coordenação da Revista CNJ ficará à disposição dos autores sempre que pretenderem obter informações acerca do andamento do processo de análise editorial dos trabalhos encaminhados, por meio do correio eletrônico revistacnj@cnj.jus.br, assunto: Informações sobre análise de matéria da revista.

    4.12 Caso o artigo não seja avaliado a tempo para publicação na Revista Eletrônica do CNJ, v. 5, n. 2, jul./dez. 2021, poderá permanecer no banco de artigos da Revista, caso seja de interesse do(s) autor(es), até sua completa avaliação, e caso aprovado, será publicado nas edições posteriores da Revista.

    4.13 Os artigos que não foram avaliados a tempo da publicação da Revista Eletrônica do CNJ, v. 5, n. 1, jan./jun. 2021, e que forem aprovados, serão publicados no v. 5, n.2, jul./dez. 2021.

    4.14 Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Revista.

    Saiba mais sobre CHAMAMENTO DE ARTIGOS, DE 14 DE JULHO DE 2021
  • CHAMAMENTO PÚBLICO DE AVALIADORES/PARECERISTAS PARA A REVISTA ELETRÔNICA DO CNJ, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2021

    2021-03-04

    CHAMAMENTO PÚBLICO DE AVALIADORES/PARECERISTAS PARA A REVISTA ELETRÔNICA DO CNJ, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2021


    O SECRETÁRIO ESPECIAL DE PROGRAMAS, PESQUISAS E GESTÃO ESTRATÉGICA E EDITOR DA REVISTA CNJ, no uso de suas atribuições, convoca pesquisadores e membros da comunidade acadêmica para compor o banco de avaliadores/pareceristas da Revista Eletrônica do CNJ.

    O parecerista/avaliador tem a função de auxiliar na avaliação dos artigos enviados para a revista. Para a seleção dos pareceristas que formarão o banco, será considerada a titularidade (doutorado em direito ou áreas afins). Os pareceres serão realizados na plataforma OJS (Open Journal Systems), no processo double blind peer review.

    O prazo para avaliar os artigos é de três semanas e a atuação dos pareceristas compreenderá também a nova avaliação do artigo proveniente da sugestão de modificação. Os pareceristas não serão remunerados e receberão certificado de participação ao final do volume (ano civil).

    Para o biênio 2021-2022, a Revista seguirá a temática dos cinco eixos de gestão do Ministro Luiz Fux, a saber: proteção dos direitos humanos e do meio ambiente; garantia da segurança jurídica conducente à otimização do ambiente de negócios no Brasil; combate à corrupção, ao crime organizado e à lavagem de dinheiro, com a consequente recuperação de ativos; incentivo ao acesso à justiça digital; e fortalecimento da vocação constitucional do Supremo Tribunal Federal.

    As inscrições serão recebidas no período de 22 de fevereiro de 2021 a 23 de março de 2021 no e-mail revistacnj@cnj.jus.br.

    Marcus Livio Gomes
    Editor da Revista Eletrônica do CNJ
    Secretário Especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica

    Pâmela Tieme Barbosa Aoyama
    Gerente da Revista Eletrônica do CNJ
    Coordenadora de Gestão da Informação e Memória do Poder Judiciário

    Saiba mais sobre CHAMAMENTO PÚBLICO DE AVALIADORES/PARECERISTAS PARA A REVISTA ELETRÔNICA DO CNJ, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2021
  • CHAMAMENTO DE ARTIGOS, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2021

    2021-02-19

    REVISTA CNJ, v. 5, n. 1 – SUBMISSÃO DE ARTIGOS

    O SECRETÁRIO ESPECIAL DE PROGRAMAS, PESQUISAS E GESTÃO ESTRATÉGICA E EDITOR DA REVISTA CNJ, no uso de suas atribuições, convoca membros da comunidade acadêmica e pesquisadores para participação de seleção e publicação de artigos na Revista CNJ, sobre os eixos temáticos: direitos humanos e do meio ambiente; garantia da segurança jurídica; combate à corrupção e ao crime organizado; incentivo ao acesso à justiça digital; e a uniformização e melhor capacitação dos magistrados e servidores.


    1. OBJETIVO


    O presente chamamento tem por objetivo a seleção e a publicação de artigos sobre os eixos temáticos: direitos humanos e do meio ambiente; garantia da segurança jurídica; combate à corrupção e ao crime organizado; incentivo ao acesso à justiça digital; e a uniformização e melhor capacitação dos magistrados e servidores.

     

    2. CRONOGRAMA


    Lançamento do chamamento de artigos 17/2/2021
    Data limite de submissão de artigos Até as 23h59m do dia 18/4/2021
    Data prevista para publicação da Revista na página do CNJ 29/6/2021

     

    3. REGRAS DE SUBMISSÃO


    3.1 O autor deverá ser pós-graduado em nível de Mestrado, Doutorado ou Pós- Doutorado em qualquer área de formação.

    3.2 O artigo poderá ter autoria compartilhada.

    3.3 Serão aceitos artigos com até 3 (três) autores, desde que um dos autores possua Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado.

    3.4 Os trabalhos encaminhados para publicação na Revista CNJ deverão ser inéditos no Brasil e sua publicação não deve estar pendente em outros veículos de publicação, impressos ou eletrônicos.

    3.5 Após a publicação na Revista CNJ, os trabalhos poderão ser publicados em outros veículos, desde que citando a publicação original como fonte.

    3.6 Não serão devidos direitos autorais ou qualquer remuneração pela publicação dos trabalhos na Revista CNJ, em qualquer tipo de mídia impressa (papel) ou eletrônica (Internet, CD-Rom, e- book, etc.).

    3.7 Os interessados em submeter seus artigos para publicação deverão acessar o endereço eletrônico da Revista CNJ <http://www.cnj.jus.br/ojs/index.php/revistacnj/index>, fazer seu cadastro na revista e submeter o(s) artigo(s) eletronicamente, no próprio sistema.

    3.8 Recomenda-se a utilização de processador de texto Microsoft Word 97 ou superior. Caso seja usado outro
    processador de texto, os arquivos devem ser gravados no formato RTF (de leitura comum a todos os processadores de texto) ou ODT (Libre Office Writer).

    3.9 O envio de material para a revista implica na declaração tácita de ineditismo do estudo.

    3.10 O(s) autore(s) não poderão submeter mais de um artigo ao presente chamamento.

    3.11 O texto do artigo encaminhado deverá, necessariamente, ser em português.

    3.12 Não deve haver menção de autoria no corpo do artigo.

    3.13 Haverá preferência por artigos que utilizarem informações das bases de dados de acesso público do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

     

    4. NORMAS PARA PUBLICAÇÃO


    4.1 Os artigos deverão ser precedidos por uma página de rosto da qual se fará constar: título do trabalho em português (centralizado e destacado em negrito); título do trabalho em inglês (centralizado e destacado em negrito); nome do autor, CPF, endereço completo para correspondência, com CEP, telefone/fax, e-mail e um brevíssimo currículo, de no máximo três linhas, com os principais títulosacadêmicos e/ou a principal atividade exercida; resumo, em português, seguido das palavras-chave; abstract, em inglês, seguido das keywords.

    4.2 O resumo seguirá as diretrizes da ABNT NBR 6028:2003 (Norma Brasileira da Associação Brasileira de Normas Técnicas). Deverá contemplar, em sua estrutura, quatro partes: objeto (do que trata); objetivo (aonde pretende chegar); método (tipo de pesquisa ou estrutura textual); conclusão (resultados alcançados). Terá, no máximo, 10 linhas e será redigido em um só parágrafo, obedecendo-se as pontuações gramaticais.

    4.3 As palavras-chave (palavras ou expressões que expressem as ideias centrais do texto) devem ser no máximo cinco, como, por exemplo: Palavras-chave: Partido político; história; democracia; desafio; pós-modernidade.

    4.4 Os trabalhos encaminhados deverão ser apresentados da seguinte forma:

    a. Folha de papel A4;

    b. Entre 15 e 25 páginas, com parágrafos justificados, sem formatação de qualquer natureza;

    c. Fonte Times New Roman, corpo, tamanho 12;

    d. Entrelinhas simples;

    e. Margens superior e inferior de 2,0 cm, lateral esquerda e direita de 3,0 cm;

    f. Texto estruturado com introdução, desenvolvimento, conclusão e referências às fontes consultadas sendo que a introdução deverá conter a justificativa e os objetivos do trabalho, ressaltando a relevância do tema
    investigado; o desenvolvimento abrangerá a discussão e/ou análise das hipóteses apresentadas, com amparo
    bibliográfico adequado; a conclusão deverá conter de forma concisa a resposta aos objetivos propostos;
    a numeração dos tópicos deverá ser progressiva, identificadas com algarismos arábicos, sem ponto, com dois
    espaços antes do título do tópico (Exemplo: 2) e as subseções têm ponto intermediário (Exemplo: 2.1);

    g. Todo destaque que se queira dar ao texto deve ser feito com o uso de itálico. Não deve ser usado o negrito
    ou a sublinha. Citações de outros autores contendo até três linhas devem ser feitas entre aspas, no corpo do
    texto, sem o uso de itálico. As citações que ultrapassarem a três linhas deverão figurar em parágrafo
    próprio, com recuo de 4,0 cm, fonte 1 ponto menor que o do texto principal, sem aspas, conforme orientações
    da ABNT NBR 10520:2002 (Citações em documentos). As referências legislativas ou jurisprudenciais devem conter todos os dados necessários para sua adequada identificação e localização. Em citações de sites da
    Internet, devese indicar expressamente a data de acesso no seguinte formato: Acesso em: 07 ago 2017.

    h. As citações em línguas estrangeiras devem ser obrigatoriamente traduzidas.

    i. As notas de rodapé de cada página serão utilizadas, preferencialmente, para apresentação de conceitos e
    explicações que não possam ser inseridos no corpo do texto;

    j. As referências textuais deverão ser feitas de acordo com a ABNT NBR 6023:2002. Elas devem ser citadas em
    formato “autor: data” no corpo do texto principal. Todas as fontes utilizadas na pesquisa e citadas no texto deverão constar no final do artigo com o título Referências.

    4.5 Os trabalhos que não atenderem a quaisquer regras de submissão e normas para publicação serão devolvidos. A Revista Eletrônica do CNJ não se responsabilizará e não realizará correção, adaptação ou complemento nos trabalhos, tais como inserção de resumo ou palavras-chave, que ficam à elaboração
    exclusiva do autor do artigo.

    4.6 Recebido o trabalho pela coordenação da Revista, realizar-se-á o respectivo aviso de recebimento ao autor.

    4.7 Após a verificação do atendimento das normas de publicação, o trabalho será submetido à análise prévia da coordenação, para verificação de adequação à linha editorial da Revista CNJ. Após essa avaliação, o artigo terá suprimidos os elementos que permitam a identificação de seu autor e será remetido à análise de um parecerista anônimo, indicado pelo coordenador do Conselho Editorial, para Avaliação qualitativa de sua forma e conteúdo. Caso o parecer seja negativo, o trabalho será enviado para um segundo parecerista anônimo, seguindo o sistema do doubleblindpeerreview.

    4.8 A seleção de trabalhos para publicação é de competência do Conselho Editorial da Revista e será feita mediante a análise dos pareceres técnicos. Os trabalhos recebidos para análise e aprovados não serão devolvidos aos autores.

    4.9 As decisões do Conselho Editorial da Revista não serão suscetíveis de recursos ou impugnações em qualquer etapa do processo.

    4.10 A Revista Eletrônica do CNJ tem por linha editorial a análise de temas relativos aos direitos humanos e do meio ambiente; garantia da segurança jurídica; combate àcorrupção e ao crime organizado; incentivo ao acesso à justiça digital; e a uniformização e melhor capacitação dos magistrados e servidores.

    4.11 É obrigação do autor acompanhar o processo de submissão por meio do sistema da Revista. A coordenação da Revista CNJ ficará à disposição dos autores, sempre que pretenderem obter informações acerca do andamento do processo de análise editorial dos trabalhos encaminhados, por meio do correio eletrônico revistacnj@cnj.jus.br, assunto: Informações sobre análise de matéria da revista.

    4.12 Caso o artigo não seja avaliado a tempo para publicação na Revista Eletrônica do CNJ, v. 5, n. 1, jan./jun. 2021, poderá permanecer no banco de artigos da Revista, caso seja de interesse do(s) autor(es), até sua completa avaliação, e caso aprovado, será publicado nas edições posteriores da Revista.

    4.13 Os artigos que não foram avaliados a tempo da publicação da Revista Eletrônica do CNJ, v. 4, n. 2, jul./dez.
    2020, e que forem aprovados, serão publicados no v. 5, n.1, jan./jun. 2021.

    4.14 Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Revista.

     

    Saiba mais sobre CHAMAMENTO DE ARTIGOS, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2021
  • CHAMAMENTO DE ARTIGOS, DE 23 DE JULHO DE 2020

    2020-07-24

    REVISTA CNJ, v. 4, n. 2 – SUBMISSÃO DE ARTIGOS

    O SECRETÁRIO ESPECIAL DE PROGRAMAS, PESQUISAS E GESTÃO ESTRATÉGICA E EDITOR DA REVISTA CNJ, no uso de suas atribuições, convoca membros da comunidade acadêmica e pesquisadores para participação de seleção e publicação de artigos na Revista CNJ, na temática Poder Judiciário: eficiência, transparência e responsabilidade.

    1. OBJETIVO

    O presente chamamento tem por objetivo a seleção e a publicação de artigos sobre “Poder Judiciário: eficiência, transparência e responsabilidade”.

    2. CRONOGRAMA

    Lançamento do chamamento de artigos: 17/07/2020

    Data limite de submissão de artigos: Até as 23h59m do dia 24/09/2020

    Publicação da Revista na página do CNJ: 14/12/2020

    3. REGRAS DE SUBMISSÃO


    3.1. O autor deverá ser pós-graduado em nível de Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado em qualquer área de formação.

    3.2. O artigo poderá ter autoria compartilhada.

    3.3. Serão aceitos artigos com até 3 (três) autores, desde que um dos autores possua Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado.

    3.4. Os trabalhos encaminhados para publicação na Revista CNJ deverão ser inéditos no Brasil e sua publicação não deve estar pendente em outros veículos de publicação, impressos ou eletrônicos.

    3.5. Após a publicação na Revista CNJ, os trabalhos poderão ser publicados em outros veículos, desde que citando a publicação original como fonte.

    3.6. Não serão devidos direitos autorais ou qualquer remuneração pela publicação dos trabalhos na Revista CNJ, em qualquer tipo de mídia impressa (papel) ou eletrônica (Internet, CD-Rom, e- book, etc.).

    3.7. Os interessados em submeter seus artigos para publicação deverão acessar o endereço eletrônico da Revista CNJ < http://www.cnj.jus.br/ojs/index.php/revista-cnj/index>, fazer seu cadastro na revista e submeter o(s) artigo(s) eletronicamente, no próprio sistema.

    3.8. Recomenda-se a utilização de processador de texto Microsoft Word 97 ou superior. Caso seja usado outro processador de texto, os arquivos devem ser gravados no formato RTF (de leitura comum a todos os processadores de texto) ou ODT (Libre Office Writer).

    3.9. O envio de material para a revista implica na declaração tácita de ineditismo do estudo.

    3.10. O(s) autore(s) não poderão submeter mais de um artigo ao presente chamamento.

    3.11. O texto do artigo encaminhado deverá, necessariamente, ser em português.

    3.12. Não deve haver menção de autoria no corpo do artigo.

    3.13. Haverá preferência por artigos que utilizarem informações das bases de dados de acesso público do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

    4. NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

    4.1. Os artigos deverão ser precedidos por uma página de rosto da qual se fará constar: título do trabalho em português (centralizado e destacado em negrito); título do trabalho em inglês (centralizado e destacado em negrito); nome do autor, CPF, endereço completo para correspondência, com CEP, telefone/fax, e-mail e um brevíssimo currículo, de no máximo três linhas, com os principais títulos acadêmicos e/ou a principal atividade exercida; resumo, em português, seguido das palavras-chave; abstract, em inglês, seguido das keywords.

    4.2. O resumo seguirá as diretrizes da ABNT NBR 6028:2003 (Norma Brasileira da Associação Brasileira de Normas Técnicas). Deverá contemplar, em sua estrutura, quatro partes: objeto (do que trata); objetivo (aonde pretende chegar); método (tipo de pesquisa ou estrutura textual); conclusão (resultados alcançados). Terá, no máximo, 10 linhas e será redigido em um só parágrafo, obedecendo-se as pontuações gramaticais.

    4.3. As palavras-chave (palavras ou expressões que expressem as ideias centrais do texto) devem ser no máximo cinco, como, por exemplo: Palavras-chave: Partido político; história; democracia; desafio; pós-modernidade.

    4.4. Os trabalhos encaminhados deverão ser apresentados da seguinte forma: a. Folha de papel A4; b. Entre 15 e 25 páginas, com parágrafos justificados, sem formatação de qualquer natureza; c. Fonte Times New Roman, corpo, tamanho 12; d. Entrelinhas simples; e. Margens superior e inferior de 2,0 cm, lateral esquerda e direita de 3,0 cm; f. Texto estruturado com introdução, desenvolvimento, conclusão e referências às fontes consultadas sendo que a introdução deverá conter a justificativa e os objetivos do trabalho, ressaltando a relevância do tema investigado; o desenvolvimento abrangerá a discussão e/ou análise das hipóteses apresentadas, com amparo bibliográfico adequado; a conclusão deverá conter de forma concisa a resposta aos objetivos propostos; a numeração dos tópicos deverá ser progressiva, identificadas com algarismos arábicos, sem ponto, com dois espaços antes do título do tópico (Exemplo: 2) e as subseções têm ponto intermediário (Exemplo: 2.1); g. Todo destaque que se queira dar ao texto deve ser feito com o uso de itálico. Não deve ser usado o negrito ou a sublinha. Citações de outros autores contendo até três linhas devem ser feitas entre aspas, no corpo do texto, sem o uso de itálico. As citações que ultrapassarem a três linhas deverão figurar em parágrafo próprio, com recuo de 4,0 cm, fonte 1 ponto menor que o do texto principal, sem aspas, conforme orientações da ABNT NBR 10520:2002 (Citações em documentos). As referências legislativas ou jurisprudenciais devem conter todos os dados necessários para sua adequada identificação e localização. Em citações de sites da Internet, deve-se indicar expressamente a data de acesso no seguinte formato: Acesso em: 07 ago 2017. h. As citações em línguas estrangeiras devem ser obrigatoriamente traduzidas. i. As notas de rodapé de cada página serão utilizadas, preferencialmente, para apresentação de conceitos e explicações que não possam ser inseridos no corpo do texto; j. As referências textuais deverão ser feitas de acordo com a ABNT NBR 6023:2002. Elas devem ser citadas em formato “autor: data” no corpo do texto principal. Todas as fontes utilizadas na pesquisa e citadas no texto deverão constar no final do artigo com o título Referências.

    4.5. Os trabalhos que não atenderem a quaisquer uma das normas para publicação serão devolvidos. A Revista CNJ não se responsabilizará e não realizará correção, adaptação ou complemento nos trabalhos, tais como inserção de resumo ou palavras-chave, que ficam à elaboração exclusiva do autor do artigo.

    4.6. Recebido o trabalho pela coordenação da Revista, realizar-se-á o respectivo aviso de recebimento ao autor.

    4.7. Após a verificação do atendimento das normas de publicação, o trabalho será submetido à análise prévia da coordenação, para verificação de adequação à linha editorial da Revista CNJ. Após essa avaliação, o artigo terá suprimidos os elementos que permitam a identificação de seu autor e será remetido à análise de um parecerista anônimo, indicado pelo coordenador do Conselho Editorial, para Avaliação qualitativa de sua forma e conteúdo. Caso o parecer seja negativo, o trabalho será enviado para um segundo parecerista anônimo, seguindo o sistema do double blind peer review.

    4.8. A seleção de trabalhos para publicação é de competência do Conselho Editorial da Revista e será feita mediante a análise dos pareceres técnicos. Os trabalhos recebidos para análise e aprovados não serão devolvidos aos autores.

    4.9. As decisões do Conselho Editorial da Revista não serão suscetíveis de recursos ou impugnações em qualquer etapa do processo.

    4.10. A Revista CNJ tem por linha editorial a análise de temas relativos ao Poder Judiciário: eficiência, transparência e responsabilidade.

    4.11. É obrigação do autor acompanhar o processo de submissão por meio do sistema da Revista. A coordenação da Revista CNJ ficará à disposição dos autores, sempre que pretenderem obter informações acerca do andamento do processo de análise editorial dos trabalhos encaminhados, por meio do correio eletrônico revistacnj@cnj.jus.br, assunto: Informações sobre análise de matéria da revista.

    4.12. Caso o artigo não seja avaliado a tempo para publicação na Revista Eletrônica do CNJ, v. 4, n. 2, jul./dez. 2020, poderá permanecer no banco de artigos da Revista, caso seja de interesse do(s) autor(es), até sua completa avaliação, e caso aprovado, será publicado nas edições posteriores da Revista.

    4.13. Os artigos que não foram avaliados a tempo da publicação da Revista Eletrônica do CNJ, v. 4, n. 1, jan./jun. 2020, e que forem aprovados serão publicados no v. 4, n.2, jul./dez. 2020.

    4.14. Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Revista.

    Saiba mais sobre CHAMAMENTO DE ARTIGOS, DE 23 DE JULHO DE 2020
  • CHAMAMENTO DE ARTIGOS, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2020 REVISTA CNJ, v. 4, n. 1 – SUBMISSÃO DE ARTIGOS

    2020-01-10

    O SECRETÁRIO ESPECIAL DE PROGRAMAS, PESQUISAS E GESTÃO ESTRATÉGICA E EDITOR DA REVISTA CNJ, no uso de suas atribuições, convoca membros da comunidade acadêmica e pesquisadores para participação de seleção e publicação de artigos na Revista CNJ, na temática O Conselho Nacional de Justiça e o futuro do Judiciário, publicação comemorativa dos 15 anos de instalação do CNJ.

    Saiba mais sobre CHAMAMENTO DE ARTIGOS, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2020 REVISTA CNJ, v. 4, n. 1 – SUBMISSÃO DE ARTIGOS
  • PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA ENVIO DE ARTIGOS E FLEXIBILIZAÇÃO DA REGRA DE COAUTORIA

    2019-09-20

    O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) prorrogou o prazo para submissão de artigos para a próxima edição da Revista CNJ. Os interessados terão até o dia 25 de outubro de 2019 para enviar trabalhos. O novo Chamamento de Artigos flexibiliza, também, a regra de coautoria “3.3. Serão aceitos artigos com até 3 (três) autores, desde que um deles possua Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado”.

    Para isso, basta acessar o link Informações para Autores, que disponibiliza informações sobre a revista e orientações para cadastramento. As diretrizes para elaboração de artigos estão no link Chamamento de Artigos.

    Veiculada semestralmente, a Revista Eletrônica CNJ foi criada para disseminar trabalhos acadêmicos que tenham por objeto o Poder Judiciário ou a prestação dos serviços jurisdicionais no Brasil. Editada segundo requisitos exigidos pelo sistema Qualis-Periódicos – gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – a revista também tem a missão de disseminar alguns dos principais julgados do Plenário do CNJ.

    Saiba mais sobre PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA ENVIO DE ARTIGOS E FLEXIBILIZAÇÃO DA REGRA DE COAUTORIA
  • PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA ENVIO DE ARTIGOS PARA A REVISTA ELETRÔNICA DO CNJ

    2019-08-29

    Prorrogado prazo para submissão de artigos para Revista CNJ, v. 3, n.2.

    O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) prorrogou o prazo para submissão de artigos para a próxima edição da Revista CNJ. Os interessados terão até o dia 11 de outubro para enviar trabalhos. Para isso, basta acessar o link Informações para Autores, que disponibiliza informações sobre a revista e orientações para cadastramento. As diretrizes para elaboração de artigos estão no link Chamamento de Artigos.

    Veiculada semestralmente, a Revista Eletrônica CNJ foi criada para disseminar trabalhos acadêmicos que tenham por objeto o Poder Judiciário ou a prestação dos serviços jurisdicionais no Brasil. Editada segundo requisitos exigidos pelo sistema Qualis-Periódicos – gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – a revista também tem a missão de disseminar alguns dos principais julgados do Plenário do CNJ.

    Saiba mais sobre PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA ENVIO DE ARTIGOS PARA A REVISTA ELETRÔNICA DO CNJ