De Bronze a Ouro

um estudo de caso acerca da relação entre a gestão pública e o princípio da eficiência na 2ª Vara Federal de Imperatriz, exercício 2017

Autores

  • Erica de Sousa Costa
  • Maria da Conceição Pereira de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.54829/revistacnj.v4i1.97

Palavras-chave:

Poder Judiciário, Gestão Pública, Princípio da eficiência

Resumo

A pesquisa analisou a relação entre a gestão pública e o princípio da eficiência na 2ª Vara Federal de Imperatriz, exercício 2017. Teve como objetivos, conhecer as principais características das ações específicas de gestão pública; identificar as metas cumpridas com maior pontuação; e diagnosticar o perfil gerencial da vara pesquisada para solução de desafios, consoante ao princípio da eficiência. Tratou-se de estudo de caso, com pesquisa exploratória, de caráter qualitativo e aplicação de questionário aberto. Observou-se que a eficiência foi gerada, principalmente, em razão da criatividade concebida pela implantação de novos fluxos e aperfeiçoamento de procedimentos, bem como pela execução de soluções para estimular a produtividade. Concluiu-se que a criatividade e a desburocratização foram fatores que dinamizaram a gestão do órgão ao alcance da eficiência e do Selo Categoria Ouro em 2018.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erica de Sousa Costa

Advogada. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Maria da Conceição Pereira de Sousa

Servidora Pública da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2020-06-15

Como Citar

COSTA, E. de S.; SOUSA, M. da C. P. de. De Bronze a Ouro: um estudo de caso acerca da relação entre a gestão pública e o princípio da eficiência na 2ª Vara Federal de Imperatriz, exercício 2017. Revista CNJ, Brasília, v. 4, n. 1, p. 62–74, 2020. DOI: 10.54829/revistacnj.v4i1.97. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/ojs/revista-cnj/article/view/97. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos