SAREF

Sistema de Apresentação Remota por Reconhecimento Facial

Autores

  • Jairo Simão Santana Melo TJDFT
  • Thiago Arruda Neves TJDFT
  • Luiz Eduardo dos Santos TJDFT

DOI:

https://doi.org/10.54829/revistacnj.v6i2.389

Palavras-chave:

Reconhecimento facial, Visão computacional, Inteligência Artificial

Resumo

A pandemia da covid-19 trouxe grandes desafios para a nossa sociedade. Especificamente, no contexto deste trabalho, prejudicou a apresentação de apenados na Vara de Execução em Regime Aberto (Vepera) do Distrito Federal, o que impedia o cumprimento de um dos requisitos necessários para o livramento condicional. As apresentações, da forma como ocorriam, ocasionavam aglomeração e longas filas de atendimento na vara, além de outros prejuízos para o apenado e para o TJDFT. O principal objetivo deste trabalho é apresentar o Sistema de Apresentação Remota por Reconhecimento Facial (Saref), desenvolvido pela Assessoria de Ciência de Dados (ACID) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. O principal benefício do Saref foi permitir a continuidade das apresentações bimestrais na Vepera, de uma forma segura e eficiente. Trata-se de um sistema web, padronizado, interoperável e com requisitos de segurança, acessibilidade e linguagem simplificada. Além disso, possui integração com o sistema de execução do CNJ (SEEU), tanto para o cadastro inicial do apenado, quanto para o envio de comprovantes de apresentação da ferramenta para serem anexados ao processo judicial do apenado. A solução foi implantada em junho de 2021 e mais de 15 mil apenados já foram beneficiados até o momento e continua evoluindo com o desenvolvimento de novas funcionalidades e a busca por uma estrutura cada vez mais flexível, a fim de que possa ser adotada em outros contextos do Judiciário brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairo Simão Santana Melo, TJDFT

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília – PGEA/UnB (2012). Lidera em nível tático diversos projetos de inovação e transformação digital do TJDFT, com destaque para projetos de Inteligência Artificial, Data Warehouse, Analytics e BI. Também atua como docente do ensino superior e pós-graduação, desde 2018.

Thiago Arruda Neves, TJDFT

Graduação e mestrado em Ciência da Computação pela UFPE. Servidor do TJDFT desde 2015, lotado na Assessoria de Ciência de Dados atuando no desenvolvimento de soluções em Inteligência Artificial.

Luiz Eduardo dos Santos, TJDFT

Mestre em Gestão de Sistemas da Informação pela Coventry University, UK. Especialista em Gestão de TI pela UNIEURO-DF; Graduado em Processamento de Dados pela UnB. Atua como professor associado no Ibmec-DF e na UPIS-DF. É servidor do TJDFT desde 2008 e está lotado na Assessoria de Ciência de Dados.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

MELO, J. S. S.; ARRUDA NEVES, T.; EDUARDO DOS SANTOS, L. SAREF: Sistema de Apresentação Remota por Reconhecimento Facial. Revista CNJ, Brasília, v. 6, n. 2, p. 77–92, 2022. DOI: 10.54829/revistacnj.v6i2.389. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/ojs/revista-cnj/article/view/389. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos