A Lei Maria da Penha e a Justiça Restaurativa

um projeto em execução a partir das audiências de custódia e das medidas protetivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54829/revistacnj.v6i2.302

Palavras-chave:

Violência de gênero, Medidas protetivas, Justiça Restaurativa

Resumo

O presente artigo versa sobre projeto em execução em Maringá (PR), pelo qual homens presos em flagrante delito, suspeitos da prática de crimes contra mulheres, e que obtêm liberdade provisória em audiência de custódia, são encaminhados ao CEJUSC para reeducação em gênero e participação em grupos de apoio, realizados sob a metodologia dos círculos de construção de paz, de Kay Pranis, como parte das medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha, o que se alinha a tratados internacionais e a normas constitucionais brasileiras, assim como a resoluções do CNJ e a Agenda 2030 da ONU. Metodologicamente, o artigo se baseia em pesquisa bibliográfica sobre o combate e a prevenção da violência de gênero e sobre Justiça Restaurativa, bem como no relato da experiência desenvolvida na referida comarca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Ramos de Mello, Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM

Doutora em Direito e Mestre em Criminologia pela UAB; Mestre em Direito pela Universidade Cândido Mendes; Juíza titular do I JVDF do RJ. Líder do grupo de pesquisa da ENFAM em gênero direitos humanos e acesso à justiça.

Cláudio Camargo dos Santos, Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM

Mestrando do curso de Mestrado Profissional em Direito pela ENFAM. Juiz de Direito titular da 1ª. Vara Criminal da Comarca da Região Metropolitana de Maringá/PR. Juiz de Direito Coordenador-Adjunto do Cejusc-Maringá.

Carmen Lúcia Rodrigues Ramajo, Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM

Mestranda do curso de Mestrado Profissional em Direito pela ENFAM. Juíza de Direito titular da 2ª. Vara de Família e anexos da Comarca da Região Metropolitana de Maringá/PR. Juíza de Direito Coordenadora do Cejusc-Maringá.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

RAMOS DE MELLO, A.; CAMARGO DOS SANTOS, C.; RODRIGUES RAMAJO, C. L. A Lei Maria da Penha e a Justiça Restaurativa: um projeto em execução a partir das audiências de custódia e das medidas protetivas. Revista CNJ, Brasília, v. 6, n. 2, p. 13–24, 2022. DOI: 10.54829/revistacnj.v6i2.302. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/ojs/revista-cnj/article/view/302. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos