Inteligência de segurança institucional

operacionalização do sistema após a aprovação do Ato Normativo que institui a doutrina de inteligência do Poder Judiciário

Autores

  • Alexandre Magno Souza Nunes
  • Maurício Viegas Pinto Supremo Tribunal Federal

DOI:

https://doi.org/10.54829/revistacnj.v6i2.295

Palavras-chave:

Inteligência de Segurança Institucional, Doutrina, Sistema de Inteligência

Resumo

O presente artigo tem por objeto analisar a operacionalização do Sistema de Inteligência de Segurança Institucional do Poder Judiciário (SInSIPJ), após a recente aprovação, em 25 de fevereiro de 2022, do Ato Normativo que institui a Doutrina de Inteligência de Segurança Institucional do Poder Judiciário (DInSIPJ). Com o objetivo de fomentar a implantação de uma cultura de inteligência, apresenta-se posposta de difusão doutrinária. Como método de pesquisa, realizou-se revisão bibliográfica e documental, com consulta à minuta da doutrina, artigos publicados em revistas e trabalhos apresentados em encontros. Conduziu-se também pesquisa exploratória com gestores de segurança dos tribunais de justiça e de tribunais superiores. Consultou-se a Constituição Federal, resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e outras legislações pertinentes. Conclui-se pela necessidade de integração das unidades de inteligência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Magno Souza Nunes

Coronel da Polícia Militar do Maranhão. Diretor de Segurança Institucional do TJMA. Bacharel em Segurança Pública e Direito. Pós-graduado em Ciências Penais. Especialista em Gerenciamento de Segurança Pública. MBA em Estratégia e Inteligência de Segurança Pública. Especialista em Altos Estudos de Segurança.

Maurício Viegas Pinto, Supremo Tribunal Federal

Agente de Polícia Judicial. Gerente de Inteligência do Supremo Tribunal Federal. Bacharel em Direito. Mestre em Operações de Inteligência e Contrainteligência. Pós-graduado em Inteligência Estratégica. Especialista em Inteligência e Segurança Internacional. Especialista em Psicologia Jurídica.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

SOUZA NUNES, A. M.; VIEGAS PINTO, M. Inteligência de segurança institucional: operacionalização do sistema após a aprovação do Ato Normativo que institui a doutrina de inteligência do Poder Judiciário. Revista CNJ, Brasília, v. 6, n. 2, p. 25–36, 2022. DOI: 10.54829/revistacnj.v6i2.295. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/ojs/revista-cnj/article/view/295. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos