O Conselho Nacional de Justiça e a Academia

Autores

  • Fabiana Luci de Oliveira
  • Pâmela Tieme Barbosa Aoyama

DOI:

https://doi.org/10.54829/revistacnj.v2i1.282

Palavras-chave:

Conselho Nacional de Justiça, Pesquisa, Pós-graduação, Brasil

Resumo

O artigo mapeia a produção de conhecimento acadêmico acerca da atuação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), documentando como tem se dado o diálogo entre CNJ e academia. O levantamento feito a partir de registros no Banco de Teses e Dissertações da CAPES apontou um total de 248 trabalhos indexados pelo termo “CNJ”. Após avaliação da pertinência temática e da disponibilidade do texto completo, 115 trabalhos foram analisados e codificados em onze aspectos. Observou-se que as pesquisas têm privilegiado o estudo da atuação do CNJ no âmbito da gestão do Poder Judiciário, com ênfase nas ações de planejamento estratégico voltadas para o combate à morosidade. O tema menos estudado, a competência disciplinar do Conselho, permitiu concluir que o desempenho do poder disciplinar do CNJ ainda é restrito, sendo sua contribuição principalmente no âmbito de uniformização administrativa, mais do que no âmbito punitivo, até mesmo devido às limitações normativas de cunho sancionador.

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Publicado

2017-11-03

Como Citar

OLIVEIRA, F. L. de .; TIEME BARBOSA AOYAMA, P. . O Conselho Nacional de Justiça e a Academia. Revista CNJ, Brasília, v. 2, n. 1, p. 12–23, 2017. DOI: 10.54829/revistacnj.v2i1.282. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/ojs/revista-cnj/article/view/282. Acesso em: 4 maio. 2024.