Estudo comparado

Tribunais Superiores do Brasil e da França

Autores

  • Fábio Luís Bossler Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.54829/revistacnj.v4i1.88

Palavras-chave:

Poder Judiciário, Estudo comparado, Tribunais Superiores, Brasil, França

Resumo

O artigo faz um estudo comparativo a respeito dos tribunais superiores brasileiros e franceses e objetiva investigar se é necessário ou conveniente implantar, no Brasil, o sistema dual francês de jurisdições. Para tanto, procura-se analisar os perfis dos judiciários brasileiro e francês, e as estruturas e competências de cada uma de suas cortes superiores. Conclui-se que a complexidade e as diferenças dos dois sistemas indicam não ser recomendável qualquer mudança (aqui ou lá) nas estruturas existentes, mas pode-se aproveitar alguns institutos presentes no direito francês na realidade jurídica brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Luís Bossler, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

Mestre e Doutorando em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo; Coordenador de Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” da Escola Paulista da Magistratura; Professor Universitário; Juiz de Direito em São Paulo

Downloads

Publicado

2020-06-15

Como Citar

BOSSLER, F. L. Estudo comparado: Tribunais Superiores do Brasil e da França. Revista CNJ, Brasília, v. 4, n. 1, p. 75–93, 2020. DOI: 10.54829/revistacnj.v4i1.88. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/ojs/revista-cnj/article/view/88. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos