O caso Xukuru

lacunas e omissões da sentença proferida pela Corte Interamericana de Direitos Humanos

Autores

  • Manoel Severino Moraes de Almeida
  • Sandro Henrique Calheiros Lôbo
  • Maria Júlia Poletine Advincula Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.54829/revistacnj.v3i2.82

Palavras-chave:

Povo Xukuru, Violência, Descolonialidade, Povos indígenas, Corte Interamericana de Direitos Humanos

Resumo

Trata-se o trabalho de análise crítica do julgamento do Caso nº 12.728, que versa sobre as disputas territoriais do povo Xukuru de Ororubá na Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). Destacam-se as alegações por parte dos peticionários, quanto à criminalização promovida pelo Sistema Judicial Brasileiro e à violência policial imprimida pelo Estado; é verificado, por conseguinte, como a Corte se posicionou frente às referidas alegações. A pesquisa pretende pontuar lacunas e omissões verificadas na sentença proferida pela CIDH, por meio de análise comparativa com o Relatório de Admissibilidade da Comissão, concluindo que a decisão foi restrita à desintrusão e bastante silenciosa no tocante aos conflitos reais de terra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Severino Moraes de Almeida

Advogado, mestre em Ciência Política e Doutorando em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco e Coordenador da Cátedra de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara/UNICAP.

Sandro Henrique Calheiros Lôbo

Advogado, mestre e doutorando em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco. Professor do Curso de Direito da Faculdade CESMAC do Sertão/AL e do Centro Universitário CESMAC de Maceió/AL.

Maria Júlia Poletine Advincula, Universidade Católica de Pernambuco

Advogada, pesquisadora e integrante dos grupos Asa Branca de Criminologia e Coletivo Graúna de Justiça de Transição.

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

MORAES DE ALMEIDA, M. S.; CALHEIROS LÔBO, S. H.; POLETINE ADVINCULA, M. J. O caso Xukuru: lacunas e omissões da sentença proferida pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. Revista CNJ, Brasília, v. 3, n. 2, p. 67–75, 2019. DOI: 10.54829/revistacnj.v3i2.82. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/ojs/revista-cnj/article/view/82. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos