Análise sobre os critérios de indicação e motivações para exercer o cargo de Conselheiro do CNJ

um estudo das cinco primeiras composições (2004 a 2014)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54829/revistacnj.v3i2.51

Palavras-chave:

Poder Judiciário, Conselho Nacional de Justiça, Conselheiros, Judiciary Branch, National Council of Justice, Counselors

Resumo

Exercer um cargo de Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) representa uma posição de destaque que é almejada por profissionais que atuam na área do Direito. Buscou-se como objetivo trazer um resgate histórico sobre as cinco primeiras composições do CNJ a partir do olhar dos conselheiros. Foram entrevistados 20 ex-conselheiros, adotando-se a análise temática ou categorial como forma principal de técnica de análise de conteúdo. As categorias estabelecidas para análises foram relacionadas à motivação e à forma de ingresso. Em termo das motivações dos entrevistados para ser conselheiro do CNJ, verificou-se uma divisão de predominância entre as categorias de existência de um perfil de liderança, o interesse em apoiar à coleta de dados estatísticos e o interesse em participar de um órgão que atua em questões disciplinares. Verificou-se, também, o predomínio de convite/indicação de presidente de tribunal superior para atuar como conselheiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonel Gois Lima Oliveira, Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará

Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV/EBAPE). Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC) e do Centro Universitário Christus (Unichristus). É técnico judiciário e, atualmente, exercer o cargo de Auditor Chefe do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

OLIVEIRA, L. G. L. Análise sobre os critérios de indicação e motivações para exercer o cargo de Conselheiro do CNJ: um estudo das cinco primeiras composições (2004 a 2014). Revista CNJ, Brasília, v. 3, n. 2, p. 48–55, 2019. DOI: 10.54829/revistacnj.v3i2.51. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/ojs/revista-cnj/article/view/51. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos