Rede nacional de laboratórios de inovação gerencial e tecnologia da informação

eficiência e transparência no Poder Judiciário a serviço do desenvolvimento sustentável

  • Esclepíades de Oliveira Neto Tribunal de Justiça do Estado do Amapá
  • Adriana Moraes de Carvalho TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO AMAPÁ
  • Clara Dias Vieira TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO AMAPÁ
Palavras-chave: Conselho Nacional de Justiça, LIODS, Inovação, Eficiência, Transparência

Resumo

O presente artigo trata do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) do CNJ à luz dos conceitos de eficiência, transparência, inovação, gestão e tecnologia da informação. Para analisar como uma rede de laboratórios de inovação gerencial e tecnologia da informação do Poder Judiciário pode contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, empregaram-se como metodologias a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. A hipótese segundo a qual essa rede de laboratórios maximiza o alcance e a efetividade de políticas públicas jurisdicionais foi confirmada. Concluiu-se que a troca de conhecimentos e experiências entre os laboratórios de inovação dos tribunais, fomentada pelo LIODS, contribui para o serviço judiciário ser mais eficiente e transparente.

Biografia do Autor

Esclepíades de Oliveira Neto, Tribunal de Justiça do Estado do Amapá

Juiz de Direito, titular do Juizado da Infância e da Juventude - Execução de Medidas Socioeducativas - de Macapá/AP. Professor da Escola Judicial do Amapá. MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0. Especialista em Processo Civil e Pedagogia Jurídica.

Adriana Moraes de Carvalho, TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO AMAPÁ

Analista Judiciária do TJAP – Especialidade Estatística, lotada na Assessoria de Planejamento e Organização. Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Pará.

Clara Dias Vieira, TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO AMAPÁ

Assessora Jurídica do TJAP – Lotada na Assessoria de Planejamento e Organização. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Pará – Cesupa.

Publicado
2020-12-12