Planejamento estratégico sustentável do Poder Judiciário paranaense

  • José Laurindo de Souza Netto UNIPAR - Universidade de Umuarama
  • Gustavo Calixto Guilherme Universidade Federal do Paraná
  • Adriane Garcel Unicuritiba - Centro Universitário de Curitiba
Palavras-chave: Planejamento estratégico, Sustentabilidade, Poder Judiciário, Agenda 2030, Efetivação de direitos

Resumo

O presente artigo tem como finalidade apresentar o planejamento estratégico do Poder Judiciário, os projetos sustentáveis que são realizados na seara da Autocomposição, dos Juizados Especiais e da Cidadania no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e sugerir propostas de ações futuras. A problemática está em verificar a consonância entre o planejamento estratégico e as iniciativas do Poder Judiciário paranaense com as diretrizes constitucionais e a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. A metodologia utilizada baseia-se em estudo doutrinário, consulta à legislação pertinente e análise de dados. Por conclusão, tem-se que os projetos sustentáveis realizados pelo Tribunal de Justiça estão de acordo com os preceitos constitucionais, com o planejamento estratégico do Judiciário e com a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Biografia do Autor

José Laurindo de Souza Netto, UNIPAR - Universidade de Umuarama

Pós-doutor pela Faculdade de Direito da Universidade Degli Studi di Roma La Sapienza. Estágio de Pós-doutorado em Portugal e Espanha. Mestre e Doutor pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Professor do Curso de Mestrado da Universidade Paranaense – UNIPAR e Professor da Escola da Magistratura do Paraná – EMAP. Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná

Gustavo Calixto Guilherme, Universidade Federal do Paraná

Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes. Graduado em Direito pela Universidade Positivo e em Administração pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Assessor do Núcleo de Inteligência da 2ª Vice-Presidência do TJPR.

Adriane Garcel, Unicuritiba - Centro Universitário de Curitiba

Mestranda em Direito Empresarial e Cidadania no Centro Universitário de Curitiba – UNICURITIBA. Pós-graduada
em Direito Aplicado pela Escola da Magistratura do Paraná – EMAP e Pós-graduada em Ministério Público – Estado
Democrático de Direito pela Fundação Escola do Ministério Público - FEMPAR. Assessora jurídica do TJPR e
Mediadora Judicial.

Publicado
2020-12-12