Hórus

processamento inteligente dos dados digitalizados da vara de execução fiscal do Distrito Federal

Autores

  • Jairo Simão Santana Melo TJDFT
  • Thiago Arruda Neves, Msc TJDFT
  • Weiss Webber Araújo Cavalcante TJDFT

DOI:

https://doi.org/10.54829/revistacnj.v3i1.12

Palavras-chave:

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, APRENDIZAGEM DE MÁQUINA., RECONHECIMENTO ÓPTICO DE CARACTERES, AUTOMAÇÃO, PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO.

Resumo

A atividade de digitalização de processos físicos é uma demanda do atual biênio do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), que encerra-se em 2020. Dessa forma, vários setores do TJDFT estão incumbidos de desempenhar o referido trabalho. A atividade de carga dos arquivos processuais no Processo Judicial Eletrônico (PJE), além dos respectivos metadados do processo, tais como: classe, assunto, polos processuais, advogados e endereços, têm apresentado-se como uma etapa morosa desse fluxo. A morosidade, falhas e o enfileiramento de digitalizações estão provocando transtornos, principalmente em relação à Vara de Execução Fiscal (VEF), devido ao volume de processos que atualmente são gerenciados por essa unidade judicial. Nesse sentido, vislumbrou-se uma ferramenta capaz de realizar o reconhecimento óptico dos caracteres do arquivo processual gerado na digitalização, a fim de possibilitar a identificação de certas características do processo, permitindo que os seus metadados possam ser recuperados do Data WareHouse corporativo denominado DWJURIS. Esse conjunto de metadados precisa ser compatibilizado, corrigido, classificado e assinado antes de ser processado pela interface de interoperabilidade disponibilizada pelo PJE para a carga de dados. Por fim, o sistema legado de tramitação é notificado a respeito de que o processo judicial carregado já configura-se como digital. Esse projeto, além de incorporar um conjunto de tecnologias de última geração, possibilitou que a atividade jurisdicional fosse realizada com maior eficiência e eficácia, além de auxiliar na arrecadação do governo do Distrito Federal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Arruda Neves, Msc, TJDFT

UFPE

Downloads

Publicado

2019-06-28

Como Citar

MELO, J. S. S.; NEVES, T. A.; CAVALCANTE, W. W. A. Hórus: processamento inteligente dos dados digitalizados da vara de execução fiscal do Distrito Federal. Revista CNJ, Brasília, v. 3, n. 1, p. 51–64, 2019. DOI: 10.54829/revistacnj.v3i1.12. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/ojs/revista-cnj/article/view/12. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos