O Boletim da Sessão é uma ferramenta de comunicação dos resultados das sessões ordinárias do Plenário do CNJ. Para consultar todas as sessões, acesse a página de Resultados das Sessões

cabecalho-sessao

topo-midias-sessaoFacebook Flickr Twitter Youtube RSS

Brasília/DF
22 de setembro de 2020

 
 
 
Direitos humanos e do meio ambiente, garantia da segurança jurídica, combate à corrupção e ao crime organizado, incentivo ao acesso à justiça digital, e a uniformização e melhor capacitação dos magistrados e servidores são os cinco eixos prioritários de trabalho do novo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Fux. O ministro reforçou a proposta apresentada na posse durante a 318ª Sessão Ordinária do Conselho e citou cada um dos projetos que serão desenvolvidos ao longo dos dois anos de sua gestão. Leia mais. 

NÚMEROS

Pautados: 14
Julgados: 10
Pedido de vista: 2
Retirados de Pauta: 2 
 
 
 

Aprovada resolução que cria Plataforma Digital do Poder Judiciário

Aprovada resolução que cria Plataforma Digital do Poder Judiciário

Os órgãos do Poder Judiciário brasileiro terão à disposição a Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br), um sistema multisserviço que, além de unificar o trâmite processual no país, permitirá a realização de adequações de acordo com as necessidades de cada tribunal. A medida, que mantém o Processo Judicial Eletrônico (PJe) como a principal ferramenta para tramitação processual na Justiça brasileira, foi aprovada durante a 318ª Sessão Ordinária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizada nesta terça-feira (22/9). Além do foco na redução da taxa de congestionamento processual, a PDPJ prioriza tecnologias de código aberto desenvolvidas em microsserviços e promove a adequação do Poder Judiciário à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD – Lei nº 13.709/2018). Leia mais.

Judiciário terá reserva de vagas de estágio para negros

Os processos seletivos para estágio nos órgãos do Poder Judiciário deverão reservar, no mínimo, 30% das vagas para negros. É o que determina resolução aprovada por unanimidade pelo Plenário do CNJ na 318a Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (22/9). Relatado pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, o Ato Normativo nº 0007552-45.2020.2.00.0000 prevê que sempre que o número de vagas oferecidas no processo seletivo for igual ou superior a três e, caso haja vagas remanescentes após a aplicação da regra, elas serão revertidas para o sistema universal. Leia mais.

Tribunais devem adotar videoconferência para audiências e atos

O uso de ferramentas de videoconferência para atender os cidadãos durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) trouxe resultados positivos na produtividade do Poder Judiciário. E a situação de emergência levou ainda a uma quebra de paradigma. “Os tempos recentes cooperaram para percebermos que os avanços tecnológicos já nos ofereciam bem mais do que imaginávamos. O fato é que a tradição nos fazia resistir ao aproveitamento de todo esse potencial. Durante a pandemia, felizmente a tradição cedeu à inafastabilidade da jurisdição e fomos obrigados a nos adaptar à nova realidade”, explicou o ministro Luiz Fux, presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Leia mais.

Plenário referenda prorrogação de medidas contra pandemia entre presos

Por unanimidade, o Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ratificou a Recomendação 78/2020 (Ato Normativo nº 0007489-20.2020.2.00.0000), que prorrogou por 180 dias, no último dia 15 de setembro, as orientações ao Poder Judiciário visando evitar contaminação em massa pelo novo coronavírus no sistema prisional e socioeducativo. A prorrogação da medida se deve à gravidade dos níveis de contágio da pandemia da Convi-19 no país, com reflexos entre presos e servidores do sistema penitenciário. Leia mais.

CNJ proíbe pagamento retroativo de auxílio-moradia a magistrados

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) indeferiu definitivamente a pretensão de pagamento retroativo de auxílio-moradia a magistrados ativos e inativos do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). A decisão – tomada por unanimidade do Plenário na 318ª Sessão Ordinária do CNJ, realizada nesta terça-feira (22/9) – põe fim a um procedimento de controle iniciado no Conselho em 2016, em que era questionada a decisão administrativa adotada no âmbito do tribunal sergipano autorizando o pagamento retroativo de parcelas de auxílios a magistrados. Leia mais.

Prédios do TJSP deverão adotar medidas de acessibilidade

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) terá de adequar os fóruns das cidades a fim de aumentar a acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências nas unidades. A decisão foi tomada nesta terça-feira (22/9) pelo plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O tribunal tem 60 dias para apresentar um cronograma das ações. O Pedido de Providências nº 0001417-90.2015.2.00.000, relatado pela conselheira Maria Cristiana Ziouva, foi aprovado por unanimidade, mas o texto do voto foi ajustado para que fosse incluída a possibilidade de prorrogação justificada pelo mesmo prazo de 60 dias para a corte paulista apresentar o cronograma e, assim, iniciar as obras de adequação. Leia mais.

 
 
 

OUTROS JULGAMENTOS

Item 3: Recurso Administrativo no Pedido de Providências 0010255-17.2018.2.00.0000
Relator em substituição: conselheiro Luiz Fux
Assunto: O CNJ negou provimento ao recurso que questionava determinação anterior do Conselho em favor do município de Campo Grande, para que o Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS) refaça o cálculo de precatório em que foram identificadas irregularidades a partir de inspeção realizada pela Corregedoria Nacional de Justiça em 2014.

Item 5: Procedimento de Controle Administrativo 0002174-11.2020.2.00.0000
Relator: conselheiro André Godinho
Assunto: Por maioria, o CNJ julgou procedente o PCA para declarar a nulidade da sessão de audiência de escolha do Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga das Delegações de Notas e de Registro do Foro Extrajudicial do Estado do Mato Grosso realizada no dia 9/3/2020, conforme voto divergente da conselheira Candice Lavocat Galvão Jobim. Ficou determinado que o Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT) convoque nova audiência e que todos os candidatos podem participar, mesmo aqueles que faltaram na sessão cancelada.

Item 7: Procedimento de Controle Administrativo 0002696-09.2018.2.00.0000
Relator: conselheiro Marcos Vinícius Jardim Rodrigues
Assunto: Por unanimidade, o Plenário seguiu o voto do relator para extinguir o processo sem resolução de mérito. De acordo com o conselheiro Marcos Vinícius Jardim Rodrigues, o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região fez as adequações necessárias na regulamentação de procedimentos de digitalização de documentos imprescindíveis à prestação jurisdicional. Inicialmente, o ato atribua o ônus desses procedimentos às partes do processo, o que poderia excluir aqueles sem condições de custear ou ter acesso à tecnologia da digitalização.

Item 8: Recurso Administrativo no Pedido de Providências 0001018-22.2019.2.00.0000
Relator: conselheiro Luiz Fernando Tomasi Keppen
Assunto: O CNJ negou provimento ao recurso contra arquivamento de pedido para que o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJSE) pagasse ao requerente benefício de ajuda de custo em quantia equivalente a três vezes a sua remuneração, por se tratar de interesse meramente individual.

Item 9: Recurso Administrativo no Procedimento de Controle Administrativo 0004864-23.2014.2.00.0000
Relatora: conselheira Ivana Farina
Assunto: A conselheira Candice Lavocat Galvão Jobim pediu vista no recurso administrativo em que a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Mato Grosso do Sul pedia a desconstituição de ordem de serviço, que trata da gestão de precatórios no TJMS. No caso específico, o ato condiciona a expedição de alvará à juntada de procuração atualizada de, no mínimo, 3 anos, com poderes expressos para o advogado receber e dar quitação ao precatório. A relatora negava provimento ao recurso, enquanto os conselheiros André Godinho e Marcos Vinícius Jardim Rodrigues votaram pelo provimento ao pedido.

Item 10: Pedido de Providências 0003220-79.2013.2.00.0000
Relator: conselheiro Emmanoel Pereira
Assunto: A conselheira Tânia Reckziegel pediu vista no processo em que a Associação Paulista do Ministério Público questiona prática adotada pela Juíza Substituta da Comarca de Cachoeira Paulista/SP de realizar a entrega dos autos ao Ministério Público na sala destinada à instituição dentro das dependências do Poder Judiciário, mesmo tendo a Promotoria transferido sua estrutura para sede própria em 2013. A associação alega que o espaço no interior do fórum funciona apenas como sala de apoio, não possuindo condições para receber e distribuir os processos. O CNJ decidiu também por realizar diligência para obter mais informações sobre o caso.

 
 
 
 

Assista no canal do CNJ no Youtube a íntegra da 318ª Sessão Ordinária.
Acesse no perfil do CNJ no Flickr as imagens da 318ª Sessão Ordinária.
Mais informações sobre o resultado da 318ª Sessão podem ser acessadas aqui.

 
rodape-sessao-2014

{unsubscribe}Remover assinatura{/unsubscribe}