Mudanças entre as edições de "Preparar remessa de manifestação processual para envio à instância superior"

De PJe
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 2: Linha 2:
  
 
<Em construção>
 
<Em construção>
 +
 +
A tarefa "Preparar remessa de manifestação processual para envio à instância superior" permite elaborar uma remessa de uma manifestação processual de um processo judicial para ser oportunamente enviada para uma instância superior (STJ ou STF). Após entrega dessa manifestação processual, fica sob a responsabilidade da instância superior consultar mais detalhes do processo no órgão responsável pela remessa desse processo (processo judicial que dá origem à manifestação processual).
 +
 +
Para configurar o nó de tarefa "Preparar remessa de manifestação processual para envio à instância superior" é preciso seguir as seguintes orientações:
 +
<br>• Criar um nó de tarefa com nome sugerido "Preparar remessa de manifestação processual para envio à instância superior" e este nó deve ser atribuído a alguma raia a critério do usuário. As próximas explicações desta seção referenciará o nome da tarefa pelo nome sugerido "Preparar remessa de manifestação processual para envio à instância superior".
 +
<br>• Adicionar, obrigatoriamente, a variável "Processo_Fluxo_remessaCNJ_prepararRemessaManifestacaoProcessual" com Label sugerido "Preparar remessa de manifestação processual para envio à instância superior" e, esta variável deve ser de "Escrita" e do tipo "Frame".
 +
 +
Os eventos e as transições do nó de tarefa "Preparar remessa de manifestação processual para envio à instância superior" são explicamos a seguir.
 +
 +
'''Eventos'''
 +
 +
* Criar tarefa
 +
 +
O evento "Criar tarefa" deve conter algumas ações cujas características são:
 +
<br> - uma ação deve ser criada para restringir os tipos de documentos disponíveis na instância superior: se for STF a restrição se dá através de linguagem de expressão [[Express%C3%B5es#Restringir_c.C3.B3digo_de_tipo_de_documento_para_envio_de_remessa_ao_STF | específica para o STF]]; se for STJ <font color="#FF0000"><TODO: será definido oportunamente></font>;
 +
<br> - uma ação deve ser criada para configurar o rótulo (label) do botão responsável pela gravação da remessa <font color="#FF0000">[ TODO: CONFIRMAR se é preciso mesmo obter o nome do botão via uma variável de fluxo, sendo que já tem botão GRAVAR default no frame.]</font>;
 +
<br> - toda ação deve ser marcada como reexecutável.
 +
 +
* Sair do nó
 +
 +
O evento "Sair do nó" deve conter algumas ações cujas características são:
 +
<br> - uma ação deve ser criada para configurar uma variável para recuperação futura no fluxo no qual a remessa preparada estará inserida. O nome da variável é <font color="#FF0000">[ TODO: CONFERIR pje:processo:remessaManifestacaoProcessual. ]</font> e a [[ Express%C3%B5es#Definir_remessa_de_manifesta.C3.A7.C3.A3o_processual_para_envio_.C3.A0_inst.C3.A2ncia_superior | vinculação dessa variável ]] se dá através de linguagem de expressão. Essa variável armazenará o conteúdo de uma remessa de manifestação processual conforme orienta a regra [[Regras_de_neg%C3%B3cio#RN334 | RN334]];
 +
<br> - toda ação deve ser marcada como reexecutável.
 +
 +
'''Transições'''
 +
 +
As transições de entrada e de saída do nó de tarefa "Preparar remessa de manifestação processual para envio à instância superior" devem ser configuradas de acordo com a necessidade negocial de cada instalação do PJe. Sendo assim, '''apenas sugerimos''' algumas transições que podem ser configuradas, vejamos:
 +
<br>• No caso das transições de entrada, sugerimos por meio de um exemplo: dada a tarefa "Verificar outras providências" sugerimos criar uma transição para tarefa "Preparar remessa de manifestação processual para envio à instância superior". Dessa forma, a tarefa "Preparar remessa de manifestação processual para envio à instância superior" pode ser provocada.
 +
<br>• No caso das transições de saída, é necessário definir uma transição padrão e, sugerimos que essa transição padrão seja uma transição para
 +
[[Funcionalidades#Enviar_remessa_de_manifesta.C3.A7.C3.A3o_processual_para_inst.C3.A2ncia_superior | tarefa responsável pelo envio da remessa de manifestação processual à instância superior]].
 +
<br>• Se o tribunal necessitar remeter manifestação processual tanto para o STF quanto para o STJ, será necessário configurar duas tarefas específicas para esse fim. Apenas sugerimos essa configuração por meio de um exemplo: dada a tarefa "Verificar outras providências" sugerimos criar uma transição para um nó de tarefa <font color="#FF0000"> <TODO: será definido oportunamente></font> cuja responsabilidade é captar a identificação de quais são as instâncias superiores que receberão remessa de manifestação processual e esse nó poderá ter uma transição de saída padrão para um nó do tipo separação (fork) <font color="#FF0000">[TODO: será definido oportunamente]</font>  que terá duas transições de saída, sendo cada uma dessas transições apontando para um nó de tarefa "Preparar remessa de manifestação processual para envio à instância superior" obedecendo as configurações específicas de cada instância superior. Dessa forma, o processo judicial em questão é tramitado por dois caminhos (ou subprocessos) distintos e em paralelo - sendo um caminho com a responsabilidade de preparar remessa de manifestação processual para envio ao STF e outro caminho preparará para envio ao STJ.
 +
<br>Recomendamos que, a junção futura desses dois caminhos (ou junção do nó fork) seja feita posteriormente às tarefas responsáveis [[Funcionalidades#Enviar_remessa_de_manifesta.C3.A7.C3.A3o_processual_para_inst.C3.A2ncia_superior | pelo envio da remessa]] e [[Funcionalidades#Verificar_o_envio_da_remessa_de_manifesta.C3.A7.C3.A3o_processual_para_inst.C3.A2ncia_superior | pela verificação da situação desse envio]]; as configurações das transições subsequentes à junção do nó fork ficam a critério da necessidade negocial de cada instalação do PJe.
 +
<br><font color="#FF0000">[ TODO:
 +
as configurações projetadas para o nó de junção serão definidas oportunamente.
 +
]</font>
 +
 +
==== Outras configurações relacionadas à remessa de manifestação processual  ====
 +
 +
Após concluída a preparação de uma remessa de manifestação processual, o próximo passo, '''opcionalmente''', é realizar o envio dessa remessa. Logo, para que isso aconteça, é importante criar algumas configurações adicionais para o envio dessa remessa. Essas configurações consistem na criação de transições subsequentes ao nó da tarefa "Preparar remessa de manifestação processual para envio à instância superior".
 +
<br>As próximas subseções explicam essas configurações adicionais:
 +
<br>[[Funcionalidades#Enviar_remessa_de_manifesta.C3.A7.C3.A3o_processual_para_inst.C3.A2ncia_superior | Enviar remessa de manifestação processual para instância superior]]  e 
 +
[[Funcionalidades#Verificar_o_envio_da_remessa_de_manifesta.C3.A7.C3.A3o_processual_para_inst.C3.A2ncia_superior | Verificar o envio da remessa de manifestação processual para instância superior]].
 +
 +
===== Enviar remessa de manifestação processual para instância superior  =====
 +
Esta configuração diz respeito ao nó tipo sistema
 +
<br><font color="#FF0000">[ TODO: documentar as  configurações projetadas para esse nó.
 +
<br>Sugestão:
 +
<br>input (getVariable em pje:processo:remessaManifestacaoProcessual) para o nó de sistema = objeto que encapsula os dados da manisfestação processual conforme orienta a [[Regras_de_neg%C3%B3cio#RN334 | RN334]] e que foi gravado ao sair da tarefa "Preparar remessa de manifestação processual para envio à instância superior".
 +
<br>output (setVariable em <definir o nome da variável>) para o nó de sistema = dados resultantes da operação de envio da remessa (status da operação (se o envio ocorreu ou não com sucesso), o número do recibo de entrega e o número do protocolo da remessa gerados pelo destinatário).
 +
]</font>
 +
cuja responsabilidade é obter uma remessa de manifestação processual (produzida pelo nó da  [[Funcionalidades#Preparar_remessa_de_manifesta.C3.A7.C3.A3o_processual_para_envio_.C3.A0_inst.C3.A2ncia_superior | tarefa "Preparar remessa de manifestação processual para envio à instância superior"]]) e enviá-la ao destinatário que, neste caso, será uma das instâncias superiores. A regra [[Regras_de_neg%C3%B3cio#RN334 | RN334]] complementa essa responsabilidade que deve ser obedecida. Além da operação de envio da remessa, esse nó se compromete em recepcionar e gravar (em uma variável de fluxo) os dados resultantes dessa operação para uso futuro. Geralmente, esses dados resultantes são: status da operação (se o envio ocorreu ou não com sucesso), o número do recibo de entrega e o número do protocolo da remessa gerados pelo destinatário (instância superior - STF ou STJ). 
 +
 +
===== Verificar o envio da remessa de manifestação processual para instância superior  =====
 +
Esta configuração diz respeito ao nó tipo decisão
 +
<br><font color="#FF0000">[ TODO: documentar a configuração desse nó. ]</font>
 +
cuja responsabilidade é verificar o status da operação de envio de uma remessa de manifestação processual e osquestrar outros comportamentos. Esse '''nó deve ser capaz de obter o status e os demais dados resultantes''' [[Funcionalidades#Enviar_remessa_de_manifesta.C3.A7.C3.A3o_processual_para_inst.C3.A2ncia_superior |
 +
da tarefa responsável pelo envio de remessa de manifestação processual para instância superior]] '''e, ainda, atender a regra''' [[Regras_de_neg%C3%B3cio#RN331 | '''RN331''']] que rege a verificação desse status e desses comportamentos.

Edição das 13h54min de 28 de outubro de 2013

Preparar remessa de manifestação processual para envio à instância superior

A tarefa "Preparar remessa de manifestação processual para envio à instância superior" permite elaborar uma remessa de uma manifestação processual de um processo judicial para ser oportunamente enviada para uma instância superior (STJ ou STF). Após entrega dessa manifestação processual, fica sob a responsabilidade da instância superior consultar mais detalhes do processo no órgão responsável pela remessa desse processo (processo judicial que dá origem à manifestação processual).

Para configurar o nó de tarefa "Preparar remessa de manifestação processual para envio à instância superior" é preciso seguir as seguintes orientações:
• Criar um nó de tarefa com nome sugerido "Preparar remessa de manifestação processual para envio à instância superior" e este nó deve ser atribuído a alguma raia a critério do usuário. As próximas explicações desta seção referenciará o nome da tarefa pelo nome sugerido "Preparar remessa de manifestação processual para envio à instância superior".
• Adicionar, obrigatoriamente, a variável "Processo_Fluxo_remessaCNJ_prepararRemessaManifestacaoProcessual" com Label sugerido "Preparar remessa de manifestação processual para envio à instância superior" e, esta variável deve ser de "Escrita" e do tipo "Frame".

Os eventos e as transições do nó de tarefa "Preparar remessa de manifestação processual para envio à instância superior" são explicamos a seguir.

Eventos

  • Criar tarefa

O evento "Criar tarefa" deve conter algumas ações cujas características são:
- uma ação deve ser criada para restringir os tipos de documentos disponíveis na instância superior: se for STF a restrição se dá através de linguagem de expressão específica para o STF; se for STJ <TODO: será definido oportunamente>;
- uma ação deve ser criada para configurar o rótulo (label) do botão responsável pela gravação da remessa [ TODO: CONFIRMAR se é preciso mesmo obter o nome do botão via uma variável de fluxo, sendo que já tem botão GRAVAR default no frame.];
- toda ação deve ser marcada como reexecutável.

  • Sair do nó

O evento "Sair do nó" deve conter algumas ações cujas características são:
- uma ação deve ser criada para configurar uma variável para recuperação futura no fluxo no qual a remessa preparada estará inserida. O nome da variável é [ TODO: CONFERIR pje:processo:remessaManifestacaoProcessual. ] e a vinculação dessa variável se dá através de linguagem de expressão. Essa variável armazenará o conteúdo de uma remessa de manifestação processual conforme orienta a regra RN334;
- toda ação deve ser marcada como reexecutável.

Transições

As transições de entrada e de saída do nó de tarefa "Preparar remessa de manifestação processual para envio à instância superior" devem ser configuradas de acordo com a necessidade negocial de cada instalação do PJe. Sendo assim, apenas sugerimos algumas transições que podem ser configuradas, vejamos:
• No caso das transições de entrada, sugerimos por meio de um exemplo: dada a tarefa "Verificar outras providências" sugerimos criar uma transição para tarefa "Preparar remessa de manifestação processual para envio à instância superior". Dessa forma, a tarefa "Preparar remessa de manifestação processual para envio à instância superior" pode ser provocada.
• No caso das transições de saída, é necessário definir uma transição padrão e, sugerimos que essa transição padrão seja uma transição para tarefa responsável pelo envio da remessa de manifestação processual à instância superior.
• Se o tribunal necessitar remeter manifestação processual tanto para o STF quanto para o STJ, será necessário configurar duas tarefas específicas para esse fim. Apenas sugerimos essa configuração por meio de um exemplo: dada a tarefa "Verificar outras providências" sugerimos criar uma transição para um nó de tarefa <TODO: será definido oportunamente> cuja responsabilidade é captar a identificação de quais são as instâncias superiores que receberão remessa de manifestação processual e esse nó poderá ter uma transição de saída padrão para um nó do tipo separação (fork) [TODO: será definido oportunamente] que terá duas transições de saída, sendo cada uma dessas transições apontando para um nó de tarefa "Preparar remessa de manifestação processual para envio à instância superior" obedecendo as configurações específicas de cada instância superior. Dessa forma, o processo judicial em questão é tramitado por dois caminhos (ou subprocessos) distintos e em paralelo - sendo um caminho com a responsabilidade de preparar remessa de manifestação processual para envio ao STF e outro caminho preparará para envio ao STJ.
Recomendamos que, a junção futura desses dois caminhos (ou junção do nó fork) seja feita posteriormente às tarefas responsáveis pelo envio da remessa e pela verificação da situação desse envio; as configurações das transições subsequentes à junção do nó fork ficam a critério da necessidade negocial de cada instalação do PJe.
[ TODO: as configurações projetadas para o nó de junção serão definidas oportunamente. ]

Outras configurações relacionadas à remessa de manifestação processual

Após concluída a preparação de uma remessa de manifestação processual, o próximo passo, opcionalmente, é realizar o envio dessa remessa. Logo, para que isso aconteça, é importante criar algumas configurações adicionais para o envio dessa remessa. Essas configurações consistem na criação de transições subsequentes ao nó da tarefa "Preparar remessa de manifestação processual para envio à instância superior".
As próximas subseções explicam essas configurações adicionais:
Enviar remessa de manifestação processual para instância superior e Verificar o envio da remessa de manifestação processual para instância superior.

Enviar remessa de manifestação processual para instância superior

Esta configuração diz respeito ao nó tipo sistema
[ TODO: documentar as configurações projetadas para esse nó.
Sugestão:
input (getVariable em pje:processo:remessaManifestacaoProcessual) para o nó de sistema = objeto que encapsula os dados da manisfestação processual conforme orienta a RN334 e que foi gravado ao sair da tarefa "Preparar remessa de manifestação processual para envio à instância superior".
output (setVariable em <definir o nome da variável>) para o nó de sistema = dados resultantes da operação de envio da remessa (status da operação (se o envio ocorreu ou não com sucesso), o número do recibo de entrega e o número do protocolo da remessa gerados pelo destinatário). ]
cuja responsabilidade é obter uma remessa de manifestação processual (produzida pelo nó da tarefa "Preparar remessa de manifestação processual para envio à instância superior") e enviá-la ao destinatário que, neste caso, será uma das instâncias superiores. A regra RN334 complementa essa responsabilidade que deve ser obedecida. Além da operação de envio da remessa, esse nó se compromete em recepcionar e gravar (em uma variável de fluxo) os dados resultantes dessa operação para uso futuro. Geralmente, esses dados resultantes são: status da operação (se o envio ocorreu ou não com sucesso), o número do recibo de entrega e o número do protocolo da remessa gerados pelo destinatário (instância superior - STF ou STJ).

Verificar o envio da remessa de manifestação processual para instância superior

Esta configuração diz respeito ao nó tipo decisão
[ TODO: documentar a configuração desse nó. ] cuja responsabilidade é verificar o status da operação de envio de uma remessa de manifestação processual e osquestrar outros comportamentos. Esse nó deve ser capaz de obter o status e os demais dados resultantes da tarefa responsável pelo envio de remessa de manifestação processual para instância superior e, ainda, atender a regra RN331 que rege a verificação desse status e desses comportamentos.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Informações Gerais
Aplicativos PJe
Manuais
Suporte
Ferramentas