Manual para criação e uso de identificadores de elementos HTML

De PJe
Edição feita às 12h35min de 18 de maio de 2015 por Cleiton.saturno (disc | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa

INTRODUÇÃO

Este documento é destinado a desenvolvedores de aplicações e também a desenvolvedores de testes funcionais automatizados com Selenium. O objetivo é definir um padrão para definição de identificadores (elemento id) dos elementos HTML das páginas WEB dos sistemas desenvolvidores pelo CNJ. Conhecendo o padrão de criação de identificadores dos elementos HTML os desenvolvedores de testes automatizados poderão utilizar melhor este recurso no desenvolvimento dos scripts de testes com Selenium.

O documento está organizado em uma série de recomendações que devem ser seguidas para que os scrips de testes automatizados permenaçam em funcionamento ao longo do tempo. Além disso, as recomendações permitem uma padronização de identificação, o que contribuirá para o reuso dos scripts de testes automatizados.

Recomendação 1 - identificador para elementos estáticos

Todos os elementos estáticos das páginas HTML devem ter um identificador único. Isso é essencial para que os desenvolvedores de testes automatizados possam referenciar este identificador na página em vez de tentar localizar um elemento pela sua posição.

Recomendação 2 - identificador para páginas de template

Em páginas de template os identificadores de elementos estáticos devem possuir algum sufixo que os diferencie de possíveis outros nas páginas filhas. Por exemplo, se houver a definição de uma div de menu principal em uma página template, o identificador desta div deve ser algo semelhante a menuPrincipalTemplate. Caso haja templates dentro de templates esta regra deve ser mantida, com identificadores do tipo menuPrincipalTemplateGeral e menuPrincipalTemplateConteudo

Recomendação 3 - elementos dinâmicos

Elementos que são gerados dinamicamente pelos frameworks de camada de visão devem sempre estar dentro de algum container com identificador definido. Por exemplo, em páginas de consulta é comum que as linhas e colunas tenham seus identificadores gerados dinamicamente. Para facilitar a construção dos testes automatizados a tabela deve possuir as seções thead, tbody e tfoot com identificadores definidos.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Informações Gerais
Aplicativos PJe
Manuais
Suporte
Ferramentas