Ata da 25a

De PJe
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo

Data

19/01/2012

Horário

10h00 (BSB)

Local

Videoconferência

Participantes

Nome Órgão e-mail Presente
Paulo Cristovão de Araújo Silva Filho CNJ paulo.cristovao@cnj.jus.br SIM
Marivaldo Dantas de Araújo CNJ marivaldo.araujo@cnj.jus.br NÃO
Alexandre de Azevedo Silva JT (TRT10) alexandre.azevedo@tst.jus.br NÃO
Alexandre Libonati de Abreu JF (TRF2) libonati@jfrj.jus.br SIM
Cláudio Mascarenhas Brandão JT (TRT5) claudiobrandao@terra.com.br SIM
Daniela de Freitas Marques JME(TJMMG) daniela@jmemg.jus.br SIM
Gustavo Santini Teodoro JE (TJSP) gteodoro@tjsp.jus.br SIM
José Carlos Vasconcelos Filho JE (TJPE) j.carlos.filho@uol.com.br SIM
José Guilherme Carvalho Zagallo CFOAB guilherme@mnz.adv.br SIM
Lindinaldo Silva Marinho JT (TRT13) lsmarinho@trt13.jus.br NÃO
Marco Bruno Miranda Clementino JF (TRF5) marcobruno@trf5.jus.br NÃO
Marcelo De Nardi JF (TRF4) marcelodenardi@jfrs.jus.br NÃO
Marcelo Mesquita JE (TJPI) mmesquita76@gmail.com SIM
Paulo José Rocha Júnior CNMP paulorocha@prdf.mpf.gov.br SIM
Laureano L. Montarroyos Filho - convidado TRF5 laureano@trf5.jus.br NÃO
Olívio Fernandes Balbino - convidado CNJ olivio.balbino@cnj.jus.br SIM
Ramsés Henrique Martinez - convênio USP ramses@usp.br SIM

Pauta

Dr. Paulo inicia a reunião cumprimentando a todos os presentes. Indicou expressamente a impossibilidade de participação o membro Alexandre Azevedo.

Passou-se, então, aos pontos de análise da pauta proposta:

1. Explicação sobre o processo de integração do PJe/Aracaju: Dr. Paulo que foram enviadas duas equipes, uma do CNJ e outra do CSJT durante o recesso para Aracaju. Na primeira semana foi identificado que, na prática, a Infox não havia feito integração nenhuma, até então eles tinham feito um arremedo de integração e teve que ser praticamente refeita inteira pela equipe da Infox. Nas três semanas seguintes eles refizeram a integração e hoje estão com o código integrado que é a versão 1.4.0M4. É essa versão que entrará em homologação na próxima semana em que vão vir equipes que já conhecem o PJe para Brasília no CSJT, ficarão a semana homologando essa versão 1.4.0M4. Está bem melhor a situação, essas três semanas realmente trouxeram muita coisa, já tem o produto integrado finalmente, a Infox parece que acordou nesse período e está dando resposta às solicitações.

Dr. Libonati questiona se essa versão é a versão integrada que contempla o 1o e 2o graus.

Dr. Paulo esclarece que essa versão contém o 1o grau, 2o grau e crimes. A equipe do CNJ está fazendo a integração durante essa semana do que foi desenvolvido a mais desde o marco de integração que foi encaminhado à Infox. A Infox pegou a 1.2.0M3 e fez a integração com toda a parte de 2o grau, isso deu origem a 1.4.0M4. Entre a 1.2.0M3 e a 1.2.0M6 a equipe do CNJ está fazendo a integração agora para ter uma versão 100% integrada, aí a versão definitiva. Essa integração que o CNJ está fazendo termina amanhã. Na próxima semana haverá a homologação e espera que em 2 semanas tenham a primeira 1.4.0 para homologar para produção, que seria, em princípio, a versão que a Justiça do Trabalho implantará em 2o grau em Santa Catarina, em março essa versão deverá ser implantada finalmente. Enquanto isso provavelmente terão que fazer uma alteração no plano de trabalho do CNJ com o TRF5 porque alguns pontos que seriam integrados agora segundo o plano de trabalho não entraram, a parte de RPV, por exemplo, que teria no TRF5 não entrou nessa integração porque eles não fizeram nenhuma alteração durante o período de integração, isso deve gerar uma alteração no plano de trabalho para fazer o desembolso ao TRF5. Em princípio agora as coisas voltaram pro trilho, terão que manter um acompanhamento muito próximo da Infox, inclusive a própria Infox deve mandar equipe à Brasília na próxima semana durante a homologação. É questionado pelo Renato (TRF2) se a versão M6 que estaria pronta na próxima semana seria a versão de homologação do TRF2.

Dr. Paulo esclarece que já podem começar a homologar a 1.4.0M4 que já será submetida na próxima semana. Solicitou ontem que enviassem os links para baixar a versão 1.4.0.M4. Como agora já estão com o Jira ilimitado poderá abrir uma conta para cada tribunal. Solicita que enviem um email institucional de conexão do TRF2 para ser cadastrado no Jira.

Dr. Paulo informa que, para todos os tribunais que estão ligados ao PJe será aberta uma conta no Jira para que eles tenham acesso ao Jira que possui todas as demandas, e hoje haverá uma reunião para estabelecer o fluxo de deliberações dentro do Jira para que todos possam colocar. Os membros do Comitê Gestor terão uma conta individual no Jira diferente da conta dos Tribunais.

Dr. Marcelo Mesquita questiona diante da versão integrada que já está sendo prevista a colocação em produção e tendo em vista a modificação do comando do CNJ se será traçado de fato uma estratégia para a implantação nos Tribunais. Acredita que devem tentar solidificar, aproveitar o momento que há uma versão integrada e, em relação aos Tribunais Estaduais fazer uma campanha de colocar o PJe no ar.

Dr. Paulo sobre esse ponto informa que houve uma reunião com os Conselheiros membros da Comissão de Tecnologia da Informação que hoje são os Conselheiros Wellington, o Conselheiro Gilberto Valente, o Conselheiro Silvio que é do TRF3 e o Presidente. Eles ficaram de se reunir com o Ministro Peluso em Janeiro para tomar uma decisão em relação a isso, eles tem uma tendência de querer fazer uma campanha ou quem sabe já definir um cronograma para instalação dos Tribunais aderentes. De qualquer modo é algo que está menos na ossada do Comitê e mais uma deliberação política da Comissão, pois envolve uma criação de obrigatoriedade ou de pelo menos uma estratégia de estimulo que demanda um apoio político do lado do CNJ que precisa ter muito mais forte do que o que tem hoje.

Dr. Marcelo Mesquita questiona quais são os Tribunais que estão fazendo os pontos de extensão.

Dr. Paulo informa que são Paraíba, Pernambuco, Justiça do Trabalho e o CNMP fará em relação ao sistema deles.

Dr. Marcelo Mesquita solicita que seja colocado na Wiki quais são os estados que estão trabalhando com os pontos de extensão para manterem contato e pegar o material.

2. Proposta de homologação da versão integrada: Dr. Paulo informa que, durante o trabalho de integração em Aracaju, as equipes do CSJT e CNJ definiram um cronograma de trabalho que envolve a finalização da integração que terminou semana passada, a reintegração com um código novo do CSJT e CNJ durante essa semana e a próxima, mas nesse intere a sistemática de homologação, teria duas semanas de homologação separadas por uma semana no meio. A primeira semana de homologação seria a próxima semana, da qual participaria o CNJ, o CSJT, a Infox como convidada e o Olívio propôs que o TRF3 que está com 100 varas com o PJe instalado também participasse, a depender da disponibilidade de espaço. Foi solicitado uma confirmação do Marcos (CSJT) se haveria espaço. Dr. Cláudio Brandão se propôs em dar a confirmação em relação ao espaço. Dr. Paulo informa ainda que após essa homologação haverá uma outra daqui a 3 semanas que pretende abrir para todos os tribunais que tiverem interesse, que é a homologação negocial mais profunda, pois na próxima semana encontrarão alguns errinhos que serão corrigidos de imediato, então a proposta é seguir isso para que, até o final de fevereiro já tenha uma versão que já possa ser colocada para configurar e instalar em definitivo. Dr. Paulo informa que encaminhará um relatório ao Comitê Gestor para que tenha uma noção mais aprofundada sobre o processo de integração.

3. Definição de estratégia referente à revisão de arquitetura do PJe: Dr. Paulo propõe que chamem o Grupo Técnico para uma reunião no início de fevereiro, para que o Grupo Técnico já estabeleça o cronograma de preparação. A reunião seria em 02 e 03 de fevereiro no CNJ para que, no primeiro dia fosse explicada a arquitetura que está preparada, o que já está pronto e daí estabelecer o cronograma definitivo para essa alteração.

4. Assuntos diversos: Dr. Paulo informa que na próxima semana enviará emails do Jira do cadastro no sistema de acompanhamento de demandas, solicita que não apaguem os emails, alterem as senhas e guardem porque até o final da próxima semana pretende mandar para todos o manual de votação do Jira para as questões mais urgentes que precise deliberar antes de uma reunião futura. Também deve mandar a sistemática que será adotada para votações dentro do Jira, não a do Comitê Gestor, mas para votação de demandas principais.

Dr. Paulo solicita marcar uma reunião com o CSJT para ver uma estratégia de, quem sabe, trazer o Jira da JT para o Jira do CNJ.

Dr. Cláudio Brandão informa que o teste ficou bastante prejudicado por conta da lentidão da versão do CNJ.

Dr. Paulo informa que já testou e não detectou lentidão, porém, já houve uma reunião técnica do CNJ sobre isso e estão pensando em disponibilizar não o pacote PJe, mas sim o pacote do servidor já configurado, que daí ele já vai configurado e preparado para ficar rápido, em forma de máquina virtual.

Dr. José Carlos informa que o TJPE está com 2803 processos, a previsão é de se instalar em 13 Juizados e mais 1 Juizado da Fazenda e há 351 advogados cadastrados no PJe.

Dr. Libonati questiona sobre o Cronograma da Central de Mandados.

Dr. Paulo informou que será cobrado e inclusive nessa integração já estão com o código do TJSE.

Dr. Libonati questiona ao Dr. Claudio Brandão qual é a data de instalação do PJe em 2o grau, onde vai ser e se poderiam acompanhar essa instalação para adquirir experiência e eventualmente ajudar no que for necessário.

Dr. Cláudio Brandão informa que a instalação do PJe está obedecendo o projeto piloto que prevê 4 varas, inicialmente em Navegantes em dezembro que teve pleno êxito, a segunda foi anteontem em Caucaia que foi muito boa, a próxima é Várzea Grande no dia 08/02 e a penúltima em 26/02 em São Paulo, aí recomeça o 2o nessa ordem de 4 Tribunais. Então o primeiro Tribunal salvo engano 16/03 no TRT – SC, depois segue Ceará, Mato Grosso e São Paulo. Enviará as datas por email e quanto ao acompanhamento, em principio não há problema. Fica definido que o TRF2 acompanhará a instalação do 2o grau no TRT - SC.

Próxima reunião do comitê gestor

Marcada para o dia 16/02 às 10 horas por videoconferência

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Informações Gerais
Aplicativos PJe
Manuais
Suporte
Ferramentas