Virginópolis, em MG, ganha centro judiciário para solucionar conflitos

Você está visualizando atualmente Virginópolis, em MG, ganha centro judiciário para solucionar conflitos
Compartilhe

Em solenidade realizada na sexta-feira (26/6), foi instalado o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus) na Comarca de Virginópolis (MG). Para o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Carlos Donizetti Ferreira da Silva, que representou o 3º vice-presidente, desembargador Wander Marotta, a sociedade contemporânea perdeu a capacidade de conversar e passou a recorrer ao Judiciário para tudo.

“O Cejus vem permitir que as pessoas busquem a solução de seus conflitos por meio do diálogo, do acordo entre as partes. Devemos buscar a desjudicialização por meio da conciliação”, ressaltou. Ainda conforme o magistrado, a composição, que é a busca de métodos alternativos de solução de conflitos, é viável e extremamente necessária para a diminuição do acervo processual.

O juiz diretor do Foro da Comarca de Virginópolis e coordenador do Cejus, João Fábio Bomfim Machado de Siqueira, considerou a iniciativa relevante. “A instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos representa para a comarca um marco para a mudança na visão da população quanto ao enfrentamento de desavenças decorrentes da própria vida em sociedade. Trata-se de uma nova perspectiva na solução de tais conflitos, na qual os protagonistas serão as próprias partes envolvidas, que poderão, através de um diálogo, encontrar um ponto comum em que as ideias inicialmente opostas possam se convergir”, ressaltou.

Espiral de conflito – De acordo com o juiz, a implementação do Cejus significa “uma verdadeira iniciativa na busca de se enfrentar verdadeiramente o tão odioso fenômeno da espiral de conflito, pois sabe-se que, na maioria das situações, uma decisão proferida pelo magistrado não produz a real solução da questão apresentada pelos interessados”.

Os Cejus são unidades do Poder Judiciário que concentram a realização das audiências e sessões de conciliação e mediação, processuais e pré-processuais, e o serviço de atendimento e orientação ao cidadão. Os centros oferecem amplo acesso à Justiça, sem custos, sem demora e sem grandes formalidades. Atualmente, 22 comarcas de Minas Gerais, incluindo Virginópolis, já contam com o Cejus. O Centro Judiciário de Virginópolis beneficiará também os municípios de Divinolândia de Minas, Gonzaga, Santa Efigênia de Minas, São Geraldo da Piedade e Sardoá.

A solenidade foi prestigiada por autoridades locais, servidores e convidados. Virginópolis é uma comarca de primeira entrância e está localizada a 280km de Belo Horizonte.

Fonte: TJMG