Com a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) nas 1ª, 2ª, 3ª e 4ª. varas do Trabalho de Macapá em janeiro e fevereiro, todas as varas trabalhistas do estado do Amapá passaram a operar com o sistema digitalizado. A implantação foi concluída na sexta-feira da semana passada (28/2). O PJe foi desenvolvido mediante parceria inédita entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Conselho Superior de Justiça do Trabalho e diversos tribunais brasileiros.
O Processo Judicial Eletrônico consiste em um mecanismo de transmissão eletrônica de processos judiciais que permite aos magistrados, aos servidores, aos advogados e aos demais participantes da relação processual a prática de todos os atos diretamente no sistema, assim como, o acompanhamento do processo durante todas as suas fases, via internet.
Durante a solenidade de implantação do PJe, o advogado Arthur Silva Lobo protocolou a 1ª reclamação trabalhista eletrônica na 3ª Vara do Trabalho de Macapá. A presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 8ª Região, desembargadora Odete de Almeida Alves, destacou os avanços da iniciativa. “A Justiça do Trabalho dá um importante passo, adotando a tecnologia total para o foro de Macapá”, disse.
Na semana passada, marcaram ainda presença na solenidade de implantação do PJe na Justiça do Trabalho de Macapá o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador Mário Gurtyev de Queiroz; a juíza do Trabalho titular, Flávia Joseana Kuroda; e o procurador-geral do Estado, Antônio Kleber de Souza dos Santos; além de juízes do Trabalho, advogados e servidores do TRT.
Fonte: TJAP