Vara Criminal de Colinas do Tocantins já está 100% digitalizada

Compartilhe

A 1ª Vara Criminal da Comarca de Colinas do Tocantins, no norte do estado, que engloba ainda os municípios de Bernardo Sayão, Brasilândia do Tocantins, Juarina, Presidente Kennedy e Tupiratins, concluiu a digitalização do acervo de processos físicos. O trabalho começou em 14 de maio passado. No total, foram digitalizados e inseridos no Sistema de Processo Eletrônico (e-Proc) 1.041 processos criminais. O resultado foi muito bem recebido pela presidente do Tribunal de Justiça de Tocantins (TJTO), desembargadora Ângela Prudente, que reconheceu o esforço dos servidores.

O coordenador do Nacom, Océlio Nobre, que também é o titular da 1ª Vara Criminal, contou com o empenho de todos os servidores da Vara Criminal e do gabinete, de duas servidoras da equipe do Nacom que implementaram o treinamento e, de forma especial, com o auxílio de estudantes universitários. Onze alunos do curso de Direito da Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas (Fiesc), supervisionados pelo professor da rede estadual de ensino cedido ao TJTO Leonardo Almeida, foram essenciais ao trabalho de digitalização dos processos físicos.

“A equipe do Nacom encontrou em Colinas uma ajuda considerável na Fiesc, parceira nesse processo de digitalização. Os alunos puderam conhecer de perto os processos, saber como eles são organizados e catalogados e isso servirá para suas vidas profissionais mais adiante. Eles ainda, prestaram um serviço de valor inestimável ao Poder Judiciário tocantinense”, declarou o juiz Océlio Nobre.

A juíza Grace Kelly Sampaio, que está respondendo pela diretora do Fórum de Colinas, se diz feliz pelo resultado do trabalho realizado e que ele pode ser um exemplo importante. “Estamos consolidando uma nova fase no Poder Judiciário. Considero-me muito satisfeita com essa vitória, ainda que parcial, e parabenizo a atual administração do TJTO que tem incentivado e concentrado esforços no sentido de apoiar todas as comarcas na digitalização. Com essa conquista da Vara Criminal acho que será um incentivo para que os servidores e magistrados das demais varas também digitalizem o acervo que ainda tramita na forma física”, declarou Grace Kelly.

Fonte: TJTO