“Uma Toga para Duas Cortes” conta a relação entre tribunais de Justiça e Eleitoral paulistas

Você está visualizando atualmente “Uma Toga para Duas Cortes” conta a relação entre tribunais de Justiça e Eleitoral paulistas
Foto: Paulo Santana/TJSP
Compartilhe

Em homenagem aos 90 anos de criação da Justiça Eleitoral, o Centro de Memória Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e o museu do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) inauguraram, no dia 9 de junho, a exposição “Uma Toga para Duas Cortes”. A mostra está sendo exibida no Palácio da Justiça, na capital paulista, até o dia 1º de julho, das 13h às 17h.

O evento aborda a proximidade entre os dois Tribunais por meio da exibição de diversos objetos museológicos, como títulos eleitorais, linha do tempo das urnas de votação – desde a produzida com lona até a eletrônica -, além de medalhas e homenagens a magistrados. Destacam-se ainda os retratos pintados dos onze desembargadores que tiveram a oportunidade de presidir tanto o TRE-SP como o TJSP.

O coordenador do museu do TJSP, desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho, mencionou os desafios referentes às Eleições 2022 e afirmou que “o TRE vai ter a tranquilidade e serenidade para conduzir o pleito como sempre”. O presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, lembrou a fundação do TRE-SP, ocorrida em 25 de maio de 1932, no Palácio da Justiça. “Para o Tribunal de Justiça, é uma honra imensa sediar a exposição, em especial nos 90 anos do Tribunal Regional Eleitoral, que nasceu neste mesmo prédio.”

O presidente do TRE-SP, desembargador Paulo Galizia, destacou os laços históricos entre os dois órgãos. “O Tribunal de Justiça de São Paulo, além de ceder seus dedicados juízes para as zonas eleitorais do estado, sempre procurou dar o maior apoio logístico à Justiça coirmã, não só oferecendo, ao longo de décadas, seus fóruns para sediar os cartórios eleitorais, mas também propiciando facilidades operacionais para a realização das eleições da melhor forma possível.” Galizia reforçou a importância dos dois tribunais para o regime democrático. “A democracia não pode ter lado, mas quem não está do lado dela, não está ao lado da sociedade brasileira. Tanto o TJSP como o TRE-SP, por meio de seus membros e servidores, têm plena consciência dessa verdade civilizatória.”

Fonte: TRE-SP

Veja mais fotos no Flickr do TJSP
(use as setas à esquerda e à direita para navegar e clique na foto para a acessar em diferentes resoluções)
09.06.2022 - Exposição Uma Toga para Duas Cortes – TRE-SP e TJSP – Abertura

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade