A utilização racional de papel é o segundo tema da campanha de consumo consciente promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho de Sergipe (TRT-SE). A nova peça publicitária, que será afixada nos elevadores do fórum e do edificio sede do Tribunal, trazem dicas para a redução do uso de papel nas unidades.
O material divulga sete medidas que, se adotadas, resultam na diminuição do consumo de papel. São elas: fazer uso do malote digital, armazenar digitalmente os documentos gerados, evitar imprimir documentos para revisão, não imprimir a 2ª via de documentos, imprimir somente o necessário, utilizar impressão frente e verso e evitar impressão de e-mails.
As peças da campanha educativa promovida pelo TRT-SE divulgam medidas para a redução do consumo de água, energia, telefone, papel, combustível e copo descartável. As mensagens para se evitar o desperdício foram sugeridas pelos próprios servidores da instituição, durante o I Fórum de Sustentabilidade do TRT.
Meio ambiente – A produção de papel é uma das atividades industriais que mais agridem ao meio ambiente. Para produzir uma tonelada de papel são necessárias de 10 a 20 árvores, 10 mil litros de água e 5 mwh de energia. Outro agravante é o uso de produtos químicos no processo de branqueamento, que na maioria dos casos são lançados na natureza sem tratamento.
Fonte: TRT 20