Um grupo de adolescentes atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), de Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba, conseguiu realizar o sonho de tantos outros adolescentes: o de serem incluídos no mundo da informática. Por três meses, receberam instruções e puderam aprender noções básicas de microinformática e internet, a partir de iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná que, em parceria com o Comitê de Entidades no Combate à Fome (COEP/PR), criou o Projeto de Inclusão Digital “Roberto Dala Barba”, direcionado a alunos carentes.
A formatura dos 13 adolescentes acontece nesta terça-feira, 02 de junho, às 10 horas, na Escola de Administração Judiciária (Rua Vicente Machado, 400), e contará com a presença do vice-presidente do TRT-PR, desembargador Luiz Eduardo Gunther, desembargadores, juízes e servidores da Comissão de Responsabilidade Social do TRT-PR, além do prefeito de Almirante Tamandaré e autoridades municipais.
O Projeto de Inclusão Digital “Roberto Dala Barba” conta com a participação de servidores voluntários do TRT-PR, que ensinam os alunos gratuitamente, a partir da experiência que têm com o trabalho diário nos computadores. A estrutura física para realização das aulas é oferecida pelo TRT-PR, em sala de treinamento de servidores, especialmente preparada com computadores para este fim.
De acordo com informações da direção do PETI de Almirante Tamandaré, a maioria das crianças e adolescentes atendidos pelo programa é formada por filhos de catadores de papel ou por crianças em condições de risco social.
Fonte: TRT-PR