Tribunal melhora infraestrutura para receber PJe

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) está adquirindo equipamentos e materiais para melhorar a infraestrutura do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Estão sendo comprados monitores adicionais para computadores das unidades judiciárias com a finalidade de melhorar o manuseio das ferramentas, pois, em geral, o sistema trabalha com várias janelas simultaneamente. A partir de agosto, os processos do Judiciário capixaba passarão a ser eletrônicos.

O PJe funciona em um ambiente eletrônico, não podendo, assim, ter falhas na comunicação. Para isso, segundo a Secretaria-Geral do Tribunal de Justiça, também estão sendo adquiridos novos softwares para o melhor funcionamento do sistema de informática. A partir da instalação dos softwares, os sistemas de informática das comarcas vão manter o funcionamento, mesmo que haja falhas na comunicação do sistema da matriz, instalado no Palácio da Justiça, em Vitória. As informações serão sincronizadas caso venha a ocorrer erros na transferência de informações.

Um link com maior velocidade também já foi contratado pelo TJES para oferecer mais agilidade ao sistema. Trata-se de um processo de descentralização que está sendo aplicado para dar estabilidade ao PJe. Caso haja queda dos links, a comarca continuará funcionando normalmente.

Audiência – Na sexta-feira (14/6), o Tribunal de Justiça promoveu uma audiência pública em que discutiu a implantação do Processo Judicial Eletrônico. O evento foi coordenado pelo juiz Eliazer Costa Vieira, membro do Comitê de Desenvolvimento do Sistema Eletrônico do Judiciário. Magistrados de diversas comarcas, servidores do Judiciário, advogados e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ES e OAB federal), além de estudantes de direito, participaram do debate.

Fonte: TJES