Tribunal gaúcho capacita 21 mediadores na Comarca de Pelotas

Você está visualizando atualmente Tribunal gaúcho capacita 21 mediadores na Comarca de Pelotas
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), capacitou 21 mediadores judiciais que atuarão junto ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas (CEJUSC).

As aulas ocorreram nas dependências do CEJUSC da Universidade Católica de Pelotas, na semana passada (18 a 22/5), e foram ministradas pelos instrutores do NUPEMEC, Vanessa Souza da Silva, Carlos Renato Ferreira Leite e Henrique Alam de Mello de Souza e Silva. O curso segue metodologia do Conselho Nacional de Justiça, já que o Rio Grande do Sul é um dos polos formadores de mediadores judiciais.

Este é mais um passo que damos para uma busca concreta da pacificação social. A sentença vai continuar sendo imprescindível a muitos conflitos, mas as técnicas autocompositivas têm-se mostrado, cada vez mais, meios mais eficientes para que as disputas tenham soluções adequadas para ambas as partes, reconheceu o Juiz de Direito Coordenador do CEJUSC, Marcelo Malizia Cabral, que também participou da capacitação.

A novidade deste curso está na atuação dos mediadores: desenvolverão seu trabalho nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), de acordo com uma parceria firmada entre o Município de Pelotas e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A ideia é que a mediação se torne mais acessível às comunidades e que as pessoas não tenham que se deslocar até o Foro para solucionar seus problemas.

Fonte: TJRJ