Tribunal federal da 5ª Região comemora 10 anos de uso do PJe com evento virtual

Você está visualizando atualmente Tribunal federal da 5ª Região comemora 10 anos de uso do PJe com evento virtual
Arte: TRF5
Compartilhe

Há dez anos, a Justiça Federal da 5ª Região passava por uma verdadeira revolução no trâmite processual. As pilhas de papéis formadas pelos processos físicos foram, aos poucos, sendo substituídas por demandas virtuais. A mudança só foi possível graças à implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), desenvolvido para ir além da simples digitalização de processos físicos. Com ele, a tecnologia passou a ser utilizada como aliada, automatizando etapas e agilizando tramites processuais.

E, para comemorar uma década do lançamento do sistema, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), em pareceria com a Seção Judiciária do Rio Grande do Norte (SJRN) e a Judiciário Exponencial, promove, na próxima quinta-feira (24/9), o InnovationToday. O evento, que será realizado das 8h30 às 17h, vai reunir magistrados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do TRF5 e de outros tribunais. Advogados e profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) também participarão dos debates.

A abertura será realizada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marcelo Navarro Ribeiro Dantas. A programação contará com cinco painéis: “A história do PJe”, com participação do desembargador federal do TRF5 e conselheiro do CNJ, Rubens Canuto, “Oportunidades e Desafios do PJe”, “Inovação no Judiciário”, “Soluções de Tecnologia para a Justiça” e “A evolução tecnológica do PJe”.

Interessados em acompanhar as palestras poderão realizar a inscrição gratuitamente, até o dia 24 de setembro. Os inscritos receberão um link para acessar a plataforma de transmissão do evento.

História

O PJe foi implantado no TRF5 em 2010, mas o início da caminhada começou em meados de 2008. O TRF5 e o Conselho da Justiça Federal (CJF) buscavam soluções para desenvolver um sistema único destinado à Justiça Federal. Apesar da grande expectativa em torno da proposta, a parceria inicial com o Conselho não avançou.

Apesar disso, o TRF5 decidiu manter o projeto de criar um sistema eletrônico para as demandas. Mais tarde, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) retomou a ideia de desenvolver um sistema eletrônico único e, dentre vários projetos visitados, escolheu o PJe do TRF5 para adotar como modelo.

Em 2010, o PJe entrou em funcionamento em toda primeira instância cível da Justiça Federal da 5ª Região, sendo implantado no TRF5 no ano seguinte.  Hoje, o sistema é adotado por várias instituições do Judiciário Federal em todo o país.

Confira os palestrantes e a programação completa do InnovationToday

Fonte: TRF5