Tribunal eleitoral do RJ distribui doações a pessoas desabrigados em Petrópolis

Você está visualizando atualmente Tribunal eleitoral do RJ distribui doações a pessoas desabrigados em Petrópolis
Bombeiros, moradores e voluntários trabalham no local do deslizamento no Morro da Oficina, após a chuva que castigou Petrópolis, na região serrana fluminense. Foto: Tania Rego/Agência Brasil
Compartilhe

Em dois dias de mobilização, as doações intermediadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) apoiaram centenas de pessoas desabrigadas em Petrópolis, que entrou em estado de calamidade pública após o forte temporal na última terça-feira (15/2). O transporte enviado pelo tribunal atua em apoio à rede de solidariedade formada na cidade, com distribuição de mantimentos e kits com material de limpeza e higiene, roupas íntimas para crianças e adultos, fraldas e outros itens de necessidade básica.

A atenção maior foi direcionada aos postos de acolhimento montados em Caxambu, Igreja do Alto da Serra e Igreja da Floriano, onde a quantidade de pessoas desabrigadas aumentou em virtude da evacuação das áreas de risco. Até quinta-feira (17/2), o saldo financeiro das doações em espécie era de R$ 34.623,18. As doações em dinheiro estão sendo realizadas exclusivamente para o Pix de chave CPF 05508255761, da chefe do cartório 65ª ZE, Nathalie Gouhie. Ela e toda equipe do cartório eleitoral atuam como voluntários no Centro de Cidadania e Assistência Social de Petrópolis e vão divulgar uma planilha com a prestação de contas dos valores recebidos e despesas, quando a situação estiver normalizada na cidade.

Boa parte das doações segue direcionada ao centro de distribuição da Secretaria de Assistência Social, no Centro da cidade. Estava previsto o reforço de uma frota de carros e jipes de voluntários para auxiliar na tarefa de distribuição dos donativos. “Estamos tentando conseguir também um caminhão para levar quantidades maiores de mantimentos para vários locais”, afirmou Nathalie Gouhie.

O TRE-RJ mantém ainda um posto de arrecadação de mantimentos, água potável e produtos de higiene, na sede do Tribunal, na Avenida Presidente Wilson, 198, no Rio de Janeiro (RJ). A equipe da 65ª ZE de Petrópolis identificou como prioritárias as doações de colchões, farináceos, leite em pó, leite em caixa, pão de forma, biscoitos para lanche das crianças, Mucilon, leite NAN, hipoglós, fraldas geriátricas e de todos os tamanhos infantil, comidas rápidas de preparar ou prontas, vassouras e rodos, luvas de borracha e margarina.

Há ainda um pedido insistente de brinquedos nos locais de acolhimento. “As crianças desabrigadas estão tristes, entediadas e ansiosas, além de sentirem muita fome”, explica Nathalie Gouhie. A equipe do TRE-RJ conseguiu comprar 500 embalagens de quentinhas e talheres descartáveis, após o pedido de voluntários que atuam num mutirão para preparar as quentinhas. Ela pediu ainda doações de roupas masculinas. “Há muita gente só com a roupa do corpo. Roupas de outros tipos, femininas e infantis, têm sido menos difícil de conseguir.”

O forte temporal que atingiu os municípios de Petrópolis e Conceição de Macabu na terça-feira (15/2) obrigou o TRE-RJ a suspender por tempo indeterminado o expediente presencial e o atendimento remoto naqueles municípios. Eleitoras e eleitores das zonas eleitorais dessas cidades, que estejam em necessidade de regularizar com urgência a situação com a Justiça Eleitoral, devem entrar em contato com a Central de Atendimento Telefônico, pelo número (21) 3436-9000. Excepcionalmente, a Corregedoria Regional Eleitoral realizará diretamente o atendimento desses eleitores e eleitoras.

Fonte: TRE-RJ

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade