Tribunal Eleitoral de Mato Grosso prepara auditoria da votação eletrônica

Você está visualizando atualmente Tribunal Eleitoral de Mato Grosso prepara auditoria da votação eletrônica
Comissão inicia preparação do processo de auditoria das urnas eletrônicas durante as eleições. Foto: TRE-MT
Compartilhe

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) iniciou, na quarta-feira (3/8), os preparativos para a auditoria da votação eletrônica das Eleições Gerais de 2022. Representantes do Ministério Público, de partidos ou coligações e de entidades representativas da sociedade podem se habilitar para acompanhar o processo.

Foi instituída uma comissão para realizar os procedimentos no estado. “A comissão trabalha com toda a logística da realização da auditoria nas urnas eletrônicas, que acontece efetivamente no mesmo dia e horário das eleições. São membros estratégicos, cada um de uma área específica, responsáveis por um ponto do trabalho. Iniciamos as reuniões para concatenar as ideias de cada um para que possamos realizar o trabalho da melhor forma possível”, explica o juiz Jurandir Florêncio de Castilho, que preside o colegiado.

A auditoria nas urnas eletrônicas em condições normais de uso regulamentada pela Resolução n. 23.673/2021 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Todo o processo é filmado e aberto ao público. Na véspera do dia da votação, o juiz eleitoral, em audiência pública, sorteará urnas eletrônicas de sessões eleitorais que seriam utilizadas no pleito.

Essas unidades serão transportadas para Cuiabá, onde será realizada uma votação simulada no dia seguinte, no mesmo horário da votação oficial. No final, são impressos os relatórios da urna e do sistema de auditoria, comparando os resultados.

Fonte: TRE-MT

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade