Tribunal do Trabalho do MA registra avanços em prol do meio ambiente em 2022

Você está visualizando atualmente Tribunal do Trabalho do MA registra avanços em prol do meio ambiente em 2022
Arte: TRT16
Compartilhe

No domingo (5/6), foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e chama a atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Alinhado com essas preocupações, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT16) realiza, em 2022, a campanha “Racionalizar faz bem”. A ação tem como objetivo principal sensibilizar para pequenas mudanças de atitudes que contribuem para a redução de consumos e gastos e favorecem a melhoria dos índices de sustentabilidade do Tribunal.

Por meio do Plano de Logística Sustentável (PLS), o TRT16 articula ações de planejamento e gestão institucional para estimular a adoção de novos padrões e comportamentos que resultem no aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público e uso sustentável de recursos. Este ano, diversas iniciativas já foram realizadas pelo órgão.

Em março, foram divulgadas diversas peças gráficas para o Dia da Água, conscientizando sobre a necessidade de preservação do recurso natural, por meio do uso racional e responsável de suas fontes. No mês de abril, foi realizada a campanha em comemoração ao Dia da Terra, quando se buscou sensibilizar sobre a promoção da sustentabilidade e preservação dos recursos naturais mundiais.

Em maio, o TRT16 implementou outras iniciativas de conscientização. Entre elas, está a ação “Adote uma caneca”, que pretende promover a redução no consumo de copos descartáveis no âmbito do Tribunal por meio da diminuição gradual no fornecimento de copos descartáveis, incentivando o uso de canecas individuais. Também foi realizada a ação “Evite desperdício de papel”, que pretende motivar a economia de papel A4 nas unidades da Justiça do Trabalho no Maranhão, quando for necessária a impressão de documentos.

No mesmo mês, em cumprimento à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidades (ONU), foi lançada campanha de incentivo à Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos. Foram distribuídos cestos de lixo personalizados para recolhimento de papel, plástico, metal e materiais orgânicos, em quatro pontos de coleta no prédio-sede e um no Fórum Astolfo Serra, sede das varas trabalhistas de São Luís.

Nessa primeira etapa, o objetivo da campanha é avaliar a integração das pessoas na ação; o tempo em que os recipientes atingem sua capacidade máxima; a logística de coleta, segregação, armazenamento e destinação final; o volume recolhido e o descarte correto, conforme os coletores. A atividade integra as etapas de gerenciamento de resíduos sólidos do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS) para o período de 2022 a 2025, que está sob análise das unidades competentes.

Por que falar sobre o meio ambiente?

Segundo o Relatório Fronteiras 2022 do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), existem riscos e temas de preocupação relacionados ao meio ambiente e desequilíbrios ambientais globais com impactos negativos para a humanidade. Entre os problemas apontados, estão a ampliação da poluição sonora nos centros urbanos, com potenciais problemas para o bem-estar e a saúde pública. Esse fenômeno pode resultar em doenças cardíacas, diabetes, perda auditiva e distúrbios mentais.

Além disso, a taxa de incêndios tende a crescer no mundo, motivada principalmente pelas mudanças climáticas, desflorestamento, expansão urbana e comercial, e exploração comercial de madeira. Em 2019, mais de seis milhões de hectares foram queimados em áreas da Bolívia, Brasil, Colômbia, Peru e Paraguai.

As mudanças climáticas também estão alterando o ciclo de vida de animais e plantas, o que pode resultar em desequilíbrios ambientais. Nesse sentido, a movimentação global em prol de iniciativas que visem à preservação dos recursos naturais se torna urgente.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Comemorado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente reúne iniciativas ao redor do mundo em prol da preservação do planeta. Sob a liderança do Programa Nações Unidas pelo Meio Ambiente, a data é celebrada anualmente desde 1974 e se tornou a maior plataforma global de alcance ambiental, com a participação de milhões de pessoas empenhadas em proteger a Terra. Este ano, o tema da campanha é #UmaSóTerra e defende a ação coletiva e transformadora em escala global para celebrar, proteger e restaurar o planeta.

Fonte: TRT16

Macrodesafio - Promoção da Sustentabilidade