Tribunal do Trabalho de Pernambuco implanta Balcão Virtual

Você está visualizando atualmente Tribunal do Trabalho de Pernambuco implanta Balcão Virtual
Arte: TRT6
Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6) iniciou, na última quinta-feira (18/3), novos tempos na comunicação entre a população e as unidades judiciais trabalhistas de Pernambuco. O Balcão Virtual atende à Resolução 372/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem como finalidade disponibilizar atendimento remoto entre as partes envolvidas em processos e as 70 Varas do Trabalho e 2 Postos Avançados do estado.

Para utilizar a plataforma, a pessoa deve acessar o site do TRT6 e, na aba “Contato”, que fica no canto superior direito da tela, clicar em “Balcão Virtual”. Do lado direito de cada unidade listada fica o ícone do Balcão Virtual e, ao clicar, a pessoa é direcionada à sala virtual da unidade. Caso o ícone esteja na cor cinza, significa que está fora do horário de atendimento.

Acesse o tutorial em vídeo e saiba mais como utilizar o Balcão Virtual do TRT6

Ao entrar na sala, uma equipe do Tribunal faz o primeiro atendimento. Quando necessário, realiza o agendamento para a complementação da demanda pelos meios eletrônicos disponíveis. Essa é mais uma opção de contato do TRT6 com a população, além dos canais já existentes – celulares, telefones fixos e e-mails.

A ferramenta não substitui o sistema de peticionamento dos sistemas de processo eletrônico adotados pelo Tribunal. Dessa forma, não pode ser usado para o protocolo de petições, assim como não é aplicável aos gabinetes dos magistrados e magistradas.

A presidente do TRT6, Maria Clara Saboya, destaca a importância do Balcão Virtual para a modernização do Poder Judiciário. “Com mais essa ferramenta disponível à sociedade, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região reitera a importância do acesso fácil ao atendimento, principalmente em tempos de pandemia.”

Em virtude do Decreto 50.433 do governo de Pernambuco, que trata da intensificação das medidas restritivas de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), houve dificuldades na distribuição dos equipamentos para o início do Balcão Virtual. Assim, o funcionamento da ferramenta nas seguintes unidades do estado está previsto para iniciar a partir do dia 5 de abril:

  • Vara Trabalhista de Araripina
  • 3 Varas Trabalhistas de Petrolina
  • Vara Trabalhista de Salgueiro
  • Vara Trabalhista de Serra Talhada
  • Vara Trabalhista de Pesqueira
  • Posto Avançado de Sertânia
  • Posto Avançado de Floresta

Confira o ATO-TRT6-GP-Nº 142/2021 que regulamenta o Balcão Virtual no TRT6

Fonte: TRT6