Tribunal do Trabalho da PB realizou mais de 7,7 mil acordos no 1º grau em 2021

Você está visualizando atualmente Tribunal do Trabalho da PB realizou mais de 7,7 mil acordos no 1º grau em 2021
Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT13), que atende a trabalhadores e trabalhadoras da Paraíba, vem atuando para solucionar conflitos de forma humanizada e pacífica, principalmente neste momento em que a sociedade ainda convive com a crise provocada pela pandemia da Covid-19. De janeiro a dezembro de 2021, foram realizadas, ao todo, 7.723 conciliações no primeiro grau do Tribunal. Em relação ao mesmo período do ano anterior, quando ocorreram 5.354 conciliações, houve um aumento de 44,2%.

O valor total pago nos acordos foi de R$ 141,7 milhões no ano passado. Isso representa uma evolução na comparação com o período imediatamente anterior, quando os acordos resultaram no pagamento de R$ 112,6 milhões. O levantamento registrou ainda que 1.654 acordos foram homologados na fase de execução em 2021, enquanto foram homologados 628 acordos na fase de execução em 2020.

O presidente do TRT13, desembargador Leonardo Trajano, destacou que a conciliação é a melhor e mais rápida maneira de solucionar o processo. “São as próprias partes que estipulam os termos para encerrar a demanda. Também devo registrar o empenho de todos os magistrados e servidores para incentivar os litigantes em buscar a solução consensual das ações trabalhistas, que foi fundamental para o aumento exponencial no número de conciliações.”

Fonte: TRT13

Macrodesafio - Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos