Tribunal do Trabalho da 15ª Região aumenta produtividade no primeiro semestre

Você está visualizando atualmente Tribunal do Trabalho da 15ª Região aumenta produtividade no primeiro semestre
Sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Foto: TRT15
Compartilhe

As equipes da 1ª instância do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15) julgaram 18,4% mais processos no primeiro semestre deste ano quando comparado ao mesmo período de 2021. Foram 124.749 processos solucionados de janeiro a junho de 2022 e 105.395 nos seis primeiros meses do ano passado. O número deste ano também registra 7.665 processos julgados além da quantia recebida no período, que somou 117.084.

“É no 1º grau de jurisdição que estão concentrados mais de 75% dos nossos processos. Esse incremento de produtividade, apesar do histórico déficit de servidores, ilumina o caminho de todos nós da Justiça do Trabalho da 15ª Região”, afirma a presidente do TRT15, desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla.

Entre os fatores que contribuíram para o resultado, a magistrada destacou, além dos esforços das equipes, a atuação do Comitê de Priorização das Demandas de 1º Grau do TRT15 e o diálogo contínuo com o Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região e com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região.

Redução do acervo

Com o aumento de produção, o 1º grau do TRT15 registrou uma queda na quantidade de processos pendentes de julgamento. Eram 251.091 no início de julho de 2021 e, no início deste semestre, o acervo foi reduzido para 236.662.

“Nossos indicadores de 1º grau estão melhorando como um todo. A Vara do Trabalho de Fernandópolis, por exemplo, já está entre as dez melhores do Brasil, de acordo com o Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho. Muitas outras unidades aperfeiçoaram práticas e vêm obtendo excelentes resultados”, destaca a corregedora regional do TRT15, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann.

Para a corregedora, a combinação de retomada de atendimento e audiências presenciais com a manutenção de soluções de atendimento remoto adotadas durante a pandemia – como o Balcão Virtual – também contribui para os resultados. “Trata-se de um conjunto de fatores. Mas os principais, não tenho dúvida, são a dedicação e a qualidade de nossos magistrados e servidores, que reafirmam cotidianamente seu espírito público.”

Fonte: TRT15

Macrodesafio - Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional