Tribunal do Trabalho da 14ª Região avança como piloto do Justiça 4.0

Você está visualizando atualmente Tribunal do Trabalho da 14ª Região avança como piloto do Justiça 4.0
Foto: TRT14
Compartilhe

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, e a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14), desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, conversaram nessa terça-feira (17/5) sobre as ações do Programa Justiça 4.0. Acordo firmado em março entre os dois órgãos definiu o TRT14 como piloto do programa.

A desembargadora tratou dos detalhes sobre os próximos passos da cooperação, bem como do apoio do CNJ em relação às políticas públicas inerentes ao Programa. “São ações de inovação e efetividade como parte deste revolucionário programa, as quais, sem dúvida, conduzirão ao incremento da produtividade, celeridade, governança e transparência nos processos.”

Foram apresentadas iniciativas do tribunal voltadas à digitalização e maior acesso à Justiça, tais como a assistente virtual Raíra e o Programa Justiça do Trabalho Presente. “No portal eletrônico da Justiça do Trabalho em Rondônia e Acre, Raíra abre as portas para o jurisdicionado, a facilitar o acesso e a revelar os caminhos. Enquanto o Justiça do Trabalho Presente, por intermédio de parcerias firmadas com órgãos estaduais e municipais, abre portas nos municípios amazônicos, onde não existem postos ou varas de atendimento”, explicou a juíza auxiliar da Presidência do TRT14, Fernanda Antunes Marques Junqueira.

O secretário-geral do CNJ, Valter Shuenquener de Araújo, enfatizou a relevância do termo de cooperação técnica e a posição de destaque do TRT14 nas ações e políticas dirigidas à implementação do Justiça 4.0. O programa é desenvolvido em parceria entre o CNJ, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Conselho da Justiça Federal (CJF), com apoio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Fonte: TRT14

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais