Tribunal atende norma para criação de núcleos socioambientais

Você está visualizando atualmente Tribunal atende norma para criação de núcleos socioambientais
Compartilhe
As preocupações com o futuro do planeta atingem várias esferas sociais, inclusive, órgãos como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que aprovou no dia 3 de março a resolução que determina a criação de núcleos socioambientais no Judiciário Brasileiro. A normativa já é atendida pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT) desde 1994, quando surgiram as primeiras iniciativas de sustentabilidade no órgão. Desde então, as ações se multiplicaram e se fortaleceram, tornando o tribunal uma referência para empresas e outros entes da administração pública no estado.

No ano passado, a Justiça do Trabalho em Mato Grosso arrecadou mais de 20 toneladas de material reciclável. Os coletores são mantidos permanentemente nos estacionamentos internos do tribunal para recolhimento de papel, papelão, vidro, embalagens longa vida, óleo de cozinha usado, embalagens de pasta de dentes, cosméticos, vidros de perfume, itens de maquiagem, esmalte, pilhas, baterias e equipamentos eletrônicos (computadores, impressoras, celulares e teclados). No TRT-MT, o setor encarregado do tema é a Seção de Gestão Socioambiental, unidade responsável pela execução de programas e projetos e destinação dos materiais.

Além disso, o tribunal possui o Projeto Reutilize, o qual estimula o reaproveitamento de produtos usados e em plenas condições de uso entre os servidores. O Armário de Doações, uma das alternativas do projeto, auxilia na redução do consumo desenfreado, diminui o volume de resíduos nos lixões e reduz a extração de recursos naturais para fabricação de novos produtos.

Ação Social – Neste mês, o TRT-MT irá coletar também materiais de expediente obsoletos ou com defeitos para enviá-los à reciclagem. A Seção de Gestão Socioambiental passará pelas unidades recolhendo capas plásticas de processo, carimbos, clipes, extratores, grampeadores, perfuradores, pincel atômico, tesouras e itens de escrita (lápis, lapiseira, caneta, marcador de texto, pincel atômico, borracha e apontador). Parte dos produtos coletados (complexo-sede e varas do interior) são doados a associações e cooperativas, contribuindo assim, com a geração de renda das famílias de catadores de materiais recicláveis.

Outra parte dos produtos é vendida e os recursos arrecadados são repassados para o Comitê Pró-Infância do TRT-MT, que destina o recurso a entidades beneficentes. Alguns materiais, como tubo de pasta de dente e radiografias, são doados a artesãos e transformados em bolsas, itens de decoração e artesanato em geral.

Normativa do CNJ – A resolução do CNJ para criação de núcleos socioambientais fortalece as iniciativas do TRT-MT. O documento estipula que a promoção da gestão organizacional e de processos sejam estruturados na promoção da sustentabilidade ambiental, econômica e social, com adequada gestão dos resíduos gerados. A normativa prevê ainda que a qualidade vida no trabalho seja priorizado, com adoção de medidas que estimulem tal condição, entre elas a valorização e desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores do Judiciário.

Quanto a isso, o TRT-MT também já implantou vários projetos com esse objetivo, a exemplo das sessões semanais de ginástica laboral, programa de esclarecimento e prevenção de doenças, em que os profissionais da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida do Tribunal passam nas unidades informando sobre saúde e autocuidado.

Fonte: TRT-MT