Tribunal do Júri prioriza processos de homicídios contra mulheres

Você está visualizando atualmente Tribunal do Júri prioriza processos de homicídios contra mulheres
Compartilhe
Como parte da campanha nacional Justiça pela Paz em Casa, a 3ª Vara do Tribunal do Júri de São Luís incluiu na pauta de julgamentos desta semana os crimes de homicídio contra mulheres. Até esta sexta-feira (13/3), foram julgados cinco réus, um acusado por dia. “Priorizamos os processos que têm a mulher como vítima. Estamos fazendo um esforço concentrado para agilizar esses processos”, afirmou a juíza titular da unidade, Katia Coelho Dias.

A campanha, lançada no Maranhão na última terça-feira (10/3), integra as ações de comemoração do Dia Internacional da Mulher (8 de março) e tem o objetivo de promover a celeridade e a solução de processos criminais e cíveis que tramitam na Justiça estadual nos quais a mulher seja vítima ou parte interessada. Além do tribunal do júri, ocorre até hoje o mutirão de audiências da Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar de São Luís, com audiências em cinco salas simultaneamente.

Na segunda-feira (9/3) e na terça-feira, foram levados a júri popular, respectivamente, Inácio Viana e Adeilson dos Prazeres Lima. O primeiro foi absolvido da acusação de tentar matar Verônica Tacilis Costa Melo, na madrugada do dia 8 de janeiro de 2013, no Residencial Alexandra Tavares, após discussão, sem relevância, do réu com a vítima e o namorado dela. Já Adeilson dos Prazeres Lima foi condenado a dois anos de detenção por crime de lesão corporal de natureza doméstica contra a sogra Maurina de Sá. Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu na manhã do Natal de 2012, em decorrência de desavença familiar com a sogra.

Conselho de Setença – O denunciado agrediu a vítima com uma faca após entrar na casa dela, onde tomava café com as filhas Danielle de Jesus de Sá e Bianca Nádia Sá, que era mulher do réu. Inicialmente, ele foi levado a júri popular por tentativa de homicídio, mas o Conselho de Sentença do 3º Tribunal do Júri desclassificou a conduta para crime de lesão corporal.

Nesta quinta-feira (12/3), sentou no banco dos réus Márcio Rodrigues Lima, acusado de tentar matar a golpes de faca sua ex-companheira Natália Ribeiro e Souza na manhã do dia 24 de março de 2012, no Bairro Sol e Mar, porque, depois de ser insultada, a vítima negou-se a atendê-lo e decidiu sair do local, só não sendo assassinada porque correu para a casa de uma vizinha.

O acusado arrombou a porta, mas a ex-companheira mesmo ferida já havia pulado o muro do quintal e foi socorrida por populares. Consta nos autos que nesse mesmo dia, por volta das 8h30, em uma rua do Bairro Divineia, o denunciado utilizou uma arma branca para assaltar Raimundo Wagner Marinho Carvalho.

Pelo assassinato da própria tia Antônia Carvalho de Oliveira, Fernando Carvalho de Oliveira teve o julgamento marcado para esta sexta-feira (13/3). O crime ocorreu na madrugada do dia 31 de agosto de 2008, na casa onde moravam, na Vila Nova República.

Fernando é acusado de enforcar e desferir vários golpes de faca na vítima. Após o crime, ele teria arrastado o corpo para o terreno da casa vizinha, cobrindo-o com folhas de bananeira. Na denúncia consta, ainda, que ele enterrou suas roupas e as da vítima em um buraco. Ele chegou a simular desespero quando o corpo foi encontrado e havia atribuído a autoria do crime a uma pessoa com quem a tia se relacionava.

As sessões de julgamento do 3º Tribunal do Júri começam sempre às 9h, no primeiro andar do Fórum Desembargador Sarney Costa.

Fonte: CGJ-MA