A 1ª Vara do Tribunal do Júri de Macapá (AP) quer concorrer ao selo da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O selo é uma premiação ao melhor desempenho das varas durante a Semana Nacional do Júri no julgamento de ações envolvendo os crimes dolosos contra a vida.
Para concorrer aos selos, de reconhecimento nacional, as varas de Tribunais de Júris terão que ter realizado de quatro a cinco sessões de julgamentos no período da ação, cuja classificação da premiação está dividida entre as categorias Bronze; Prata, Ouro e Diamante. Para o juiz João Guilherme Lages, da 1ª VTJ, a vara é forte candidata ao selo Diamante, concedido às unidades judiciárias que cumprirem 80% dos julgamentos agendados.
Segundo o ele, o otimismo está no esforço e na boa vontade de sua equipe técnica, além do apoio de Promotores de Justiça e Defensores Públicos, que atuam na vara. “Realizamos diariamente sessões de julgamentos e, às vezes, até dois Tribunais do Júri com a colaboração de todos”, disse.
O juiz explica que esse será mais um desafio exitoso a ser alcançado. Nossa prática tem sido sempre no sentido de realizar julgamentos diários e, às vezes, com pauta dupla. Trabalhamos sempre para cumprir metas. É o estilo da Justiça do Amapá e nós vamos trazer esse prêmio. Seremos a comarca Diamante número 1 em todo o Brasil”, prometeu.
Fonte: TJAP