Tribunal do DF supera 4 milhões de processos judiciais eletrônicos

Você está visualizando atualmente Tribunal do DF supera 4 milhões de processos judiciais eletrônicos
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) atingiu a marca de 4.000.375 Processos Judiciais eletrônicos (PJe). A marca foi registrada na quarta-feira (8/1).  A ferramenta on-line permite que magistrados, servidores e advogados pratiquem atos processuais diretamente no sistema.

A coordenadora de Desenvolvimento do Processo Judicial Eletrônico, Vanessa Rocha, destaca que o número é resultado dos investimentos feitos pelo tribunal tanto no sistema PJe como na área de tecnologia. “Isso foi fundamental para o sucesso do projeto e por estarmos atingindo hoje essa marca de 4 milhões de processos no PJe”, afirma.

De acordo com ela, o trabalho e empenho dos servidores do Tribunal também é fundamental para o desenvolvimento do sistema. “O sucesso do PJE no TJDFT é devido à participação de todos os setores da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal, em conjunto com os grupos gestores, que representam os usuários internos, e a Ouvidoria, que representa os usuários externos. Nos encontros que participamos com outros tribunais, fica claro que a participação coesa dessas áreas é que faz o diferencial do nosso Tribunal no contexto do PJE nacional”, disse.

Implantação

O PJe é uma plataforma digital desenvolvida pelo CNJ em parceria com diversos Tribunais. No TJDFT, o PJe foi implantado em 25 de julho de 2014, nos Juizados Especiais de Brasília. O primeiro processo eletrônico foi distribuído ao 6.º Juizado Especial Cível. Em novembro de 2019, chegou a todas as unidades judiciárias de 1.º e 2.º grau do tribunal.

Em abril do ano passado, foi lançado o  Programa de Transformação Digital (PTD) com o objetivo de impulsionar a eficiência e a qualidade da Justiça por meio do aprimoramento dos sistemas, como o PJe, e serviços digitais centrados no usuário. Para isso, utiliza automação, aplicações de inteligência artificial, elevação da qualidade dos dados, além de ferramentas digitais de gestão e comunicação.

Fonte: TJDFT

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária