Tribunal do Amapá finaliza inspeções no Núcleo de Medida Socioeducativa de Internação Feminina

Você está visualizando atualmente Tribunal do Amapá finaliza inspeções no Núcleo de Medida Socioeducativa de Internação Feminina
Sede do Tribunal de Justiça do Amapá - Foto: Ascom TJAP

Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), por meio do Juizado da Infância e da Juventude – Área de Políticas Públicas e Medidas Socioeducativas de Macapá, realizou, nesta sexta-feira (17/10), inspeção no Núcleo de Medida Socioeducativa de Internação Feminina (Cifem). Conduzida pela juíza titular Laura Costeira, as inspeções ocorrem em periodicidade bimestral e têm o objetivo de analisar as estruturas físicas e de recursos humanos, a funcionalidade e os serviços ofertados nos centros de socioeducação.

Em conjunto com a equipe, a magistrada observou a estrutura do centro e conversou com técnicos, servidores, gerência e com a única adolescente interna. “É um centro pequeno, mas é extremamente organizado. Conseguem desenvolver um trabalho de excelência aqui dentro”, constatou a juíza Laura Costeira.

O próximo passo, segundo a magistrada, é cadastrar todas as inspeções no cadastro do CNJ e fazer um relatório para cada unidade para que sejam encaminhadas para todos os agentes da socioeducação, a fim de que todas as medidas cabíveis a cada centro sejam aplicadas.

A medida é realizada conforme as diretrizes da Resolução n. 77/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que versa sobre a fiscalização nos estabelecimentos e entidades de atendimento de adolescentes, e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Durante as inspeções são verificados: o cumprimento das medidas, as atividades oferecidas aos jovens e o atendimento prestado pelos centros aos socioeducandos.

Fonte: TJAP

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão da Justiça criminal