Tribunal de Justiça do DF promove Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa

Você está visualizando atualmente Tribunal de Justiça do DF promove Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa
Arte: TJDFT
Compartilhe

O Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Recanto das Emas realiza nesta terça-feira, 7/3, às 15h, o II Círculo de Diálogo para Mulheres – Paz em Casa. A ação acontece no Fórum Desembargador Valtênio Mendes Cardoso e integra a programação da XXIII Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa.

A iniciativa consiste numa roda de conversa com a presença da Juíza Cristiana Torres Gonzaga, titular do JVDFCM do Recanto das Emas, servidoras e servidores do Juizado e mulheres da comunidade. Para esta edição, foram convidadas as advogadas Izabella e Bruna Borges, do Instituto Survivor, de São Paulo, entidade especializada no atendimento a vítimas de violência doméstica.

O objetivo do Círculo é criar conexão entre mulheres que vivem na região administrativa para fortalecer o sentimento de pertencimento e abrir espaço para reflexão sobre projeções, valores e leis. A magistrada explica que é um espaço horizontal e protegido, no qual o silêncio, a fala e a escuta são ordenados e amplamente respeitados. “A ideia é trazer nossa experiência e ouvir as mulheres, como numa troca de vivências”, adianta. “Pensar o que é a violência doméstica contra as mulheres, identificar as violências que acontecem em volta de mim. Trazer mais clareza do que é violência e do que é ser vítima, com foco na rotina diária da casa e das relações mais íntimas”, informa a Juíza.

A advogada e psicanalista Izabella Borges é fundadora e presidente do Instituto Survivor, que foi criado em março de 2022, em parceria com a atriz Duda Reis. A artista foi vítima de violência doméstica por um ex-namorado e é atendida pelo escritório de advocacia de Isabella. “A finalidade do instituto é ser a porta de saída das mulheres das situações de violência baseada no gênero. Com a ideia de que a vítima consiga transmutar sua própria narrativa, sua história de vida, seus traumas mais profundos oriundos da violência e, resignificando tudo isso, e possa seguir como uma sobrevivente, uma pessoa que conseguiu transmutar essa experiência como um capítulo da sua vida e não como uma história que vai definir toda sua jornada”, explica.

Além de advogada, Izabella também é psicanalista e considera que existe uma lacuna no cuidado emocional e mental que as mulheres precisam receber. Assim, na entidade que preside, existem aproximadamente 750 voluntárias que atuam no acolhimento das ofendidas. “Entre médicas, advogadas, psicólogas, professoras de yoga e meditação, várias formações distintas e mulheres que foram vítimas de violência doméstica e querem ajudar outras mulheres nessa travessia de vítima a sobrevivente”.

Outro aspecto que o Instituto Survivor valoriza é o desenvolvimento da autonomia financeira, pois, segundo a convidada, muitas mulheres ficam presas nesses cenários por falta de autonomia financeira. Pensando nisso, foram feitas parcerias com empresas para recolocar as mulheres no mercado de trabalho ou empoderá-las intelectualmente para que desenvolvam habilidades e se recoloquem. “Para isso, foi firmado um convênio com a Universidade Ítalo-Brasileiro, que fica em São Paulo e fornece 200 bolsas de estudos por ano para vítimas de violência doméstica ou mulheres em situação de vulnerabilidade social, para que elas estudem em qualquer curso do campus”.

O Círculo de Diálogo do Recanto das Emas é aberto ao público em geral. Compareça e participe.

Confira a programação completa da Semana Justiça pela Paz e Casa.

Paz em Casa

O Programa Nacional Justiça pela Paz em Casa é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais. O objetivo é aprimorar e tornar mais célere a prestação jurisdicional em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, por meio de esforços concentrados de julgamento e ações multidisciplinares de combate à violência contra as mulheres.

O TJDFT lembra que o enfrentamento à violência doméstica é uma luta de toda a sociedade e pode começar por você.

Ao menor sinal de violência, denuncie! Ligue 180, 190 ou 197 – opção 3.

Fonte: TJDFT

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade