Tribunal de Justiça do DF apresenta solução inédita para arquivar documentos digitais

Você está visualizando atualmente Tribunal de Justiça do DF apresenta solução inédita para arquivar documentos digitais
Arte: TJDFT
Compartilhe

Nesta quinta-feira (3/9), às 17h, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) apresenta em âmbito nacional os resultados do projeto de integração do Diário de Justiça Eletrônico – DJe com o RDC-Arq, sistema que representa uma solução para a preservação das informações em suporte digital. A integração, inédita no país, será demonstrada durante o webinar “Preservação digital: o case do TJDFT na implementação do RDC-Arq”, que será transmitido, ao vivo, pelo YouTube e pelo Zoom.

A solução atrai olhares curiosos e desperta a atenção de muitos tribunais, órgãos dos demais poderes, profissionais do ramo de arquivologia, e todos aqueles preocupados com a preservação documental e sua transposição para os, cada vez mais velozes, meios digitais. É tida como principal solução a ser adotada para a preservação dos processos judiciais produzidos no PJe.

A 1ª Vice-Presidente do TJDFT, desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito, atual responsável pela implementação do projeto e uma das palestrantes do evento, comemorou a posição de vanguarda em preservação digital que o Tribunal assume diante da adoção do RDC-Arq. “Estamos atraindo a atenção de diversas instituições que buscam uma solução para gerenciar documentos em meio digital. Por seguir padrões mundiais rigorosos de preservação, o sistema reduz a possibilidade de eventuais ataques cibernéticos e permite que os documentos permaneçam arquivados sem alterações.”

O RDC-Arq, desenvolvido pelo TJDFT em parceria com o IBICT, representa importante avanço no cumprimento da Política de Preservação de Documentos e Processos em Meio Digital, instituída pela Resolução 02/2018. O projeto também é validado pela Resolução 324/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui as diretrizes e normas do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário – Proname.

Webinar

Além da 1ª vice-presidente do TJDFT, desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito, o webinar “Preservação digital: o case do TJDFT na implementação do RDC-Arq”, conta também com a participação do juiz assistente da 1ª Vice-Presidência Francisco Antônio Alves de Oliveira; do coordenador-geral de Tecnologia da Informação do TJDFT, Luiz Fernando Sirotheau Serique Junior; do supervisor substituto do Núcleo de Gestão de Sistemas Administrativos do TJDFT, Daniel Monteiro; da diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT, Cecília Leite Oliveira; do coordenador de Novas Tecnologias Aplicadas a Produtos no IBICT, Tiago Emmanuel Nunes Braga; e do professor do Curso de Arquivologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Daniel Flores.

Fonte: TJDFT

Assista no YouTube