Tribunal de Justiça de Minas Gerais participa da XV Semana Nacional da Conciliação

Você está visualizando atualmente Tribunal de Justiça de Minas Gerais participa da XV Semana Nacional da Conciliação
Foto: Cecilia Perderzoli/TJMG
Compartilhe

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) está se preparando para a XV Semana Nacional da Conciliação, a ser realizada de 30 de novembro a 4 de dezembro. A campanha promove um esforço concentrado para estimular os cidadãos a resolverem seus litígios por meio da autocomposição, ou seja, por meio de um acordo feito pelas próprias pessoas envolvidas. A vantagem desse procedimento é a possibilidade de resolver o conflito de forma rápida, pacífica e gratuita.

O interessado pode solicitar que seu processo judicial seja incluído na Semana Nacional da Conciliação em Minas Geraus até 6 de novembro, independentemente da fase em que ele se encontra. O 3º vice-presidente do TJMG e responsável pelas iniciativas de conciliação, desembargador Newton Teixeira Carvalho, disse que a campanha é uma forma de impulsionar a cultura do acordo perante toda a magistratura mineira.

O objetivo, segundo o magistrado, é acabar com o comportamento demandista, que termina com um conflito por meio de uma sentença judicial. A conciliação é o caminho mais rápido para solucioná-lo. Ele diz que tem convocado os juízes para que eles marquem o máximo de audiências na busca da conciliação. “Conversando com as partes, com o advogado, para que ele se sinta participante dessa nova cultura do acordo, sem sentença.”

Ouça podcast com o 3º vice-presidente do TJMG

Casos que podem ser conciliados

Inventário, pensão alimentícia, guarda de filhos, união estável/divórcio, questões envolvendo empresas de telefonia, companhias aéreas, planos de saúde, bancos, concessionárias de serviços essenciais (Cemig, Copasa, entre outras), crimes de trânsito, desentendimentos com vizinho e dívidas em geral são exemplos de conflitos que podem ser conduzidos para a conciliação.

O passo a passo para agendar uma audiência durante a XV Semana Nacional da Conciliação está disponível na página Quero Conciliar do Portal do TJMG. Os juízes poderão incluir audiências presenciais e virtuais na pauta da Semana.

Se a pessoa ainda não ajuizou uma ação para resolver seu problema, ela deve ir a um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) ou a um Posto de Atendimento Pré-Processual (Papre) para poder buscar um acordo.

Fonte: TJMG