Tribunal de Justiça de Mato Grosso ganha Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

Você está visualizando atualmente Tribunal de Justiça de Mato Grosso ganha Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça
Compartilhe

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio da Coordenadoria de Comunicação, é o vencedor do XVIII Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça na categoria Comunicação Interna, com o projeto “Baixe a Taxa”. O resultado foi divulgado na sexta-feira (16/10).

A coordenadora de Comunicação do TJMT, Mariane de Oliveira explica que esta campanha nasceu de uma demanda da Corregedoria-Geral da Justiça, em relação a processos judiciais que já haviam chegado ao fim, mas que ainda dependiam da baixa definitiva. Apenas assim é possível reduzir a taxa de congestionamento de processos.

“Era necessário realizar uma campanha objetiva, direcionada a juízes e assessores, com mensagens quase que diárias, a fim de conseguir o envolvimento de todos no projeto. E os resultados obtidos demonstraram que os magistrados de Mato Grosso trabalham como uma equipe. Todos foram extremamente receptivos e comemoravam conosco, em balanços semanais, as metas propostas pela Corregedoria”, conta.

Para o corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Ferreira da Silva esse é o resultado de um trabalho em equipe. “Houve não só uma forma institucional de relacionamento com os juízes e servidores, mas uma interação. Além dos processos que deveriam ser trabalhados, a comunicação deu-me oportunidade de usar outras técnicas de diálogo e poder fazer o contato direto com todos, através dos vídeos, foi isso o que fez a diferença. Foi por conta da forma diferente de comunicação que atingimos esse resultado.”

O corregedor reiterou o reconhecimento e disse estar contente com o primeiro lugar. “Estou muito satisfeito, temos que trabalhar pelo todo. Esse prêmio é do Judiciário e especificadamente da Coordenadoria de Comunicação do Tribunal, que, por meio de uma ação ordinária, corriqueira da Corregedoria, transformou nesse produto de comunicação interna e conseguiu levar esse prêmio.”

Para a realização do trabalho foi elaborado um plano de comunicação interna com planejamento em diversas etapas e estratégia e comunicação dirigida a magistrados e assessores de cada unidade, com tutoriais específicos e vídeos produzidos pela equipe da Coordenadoria de Comunicação e gravados pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Ferreira da Silva. O conteúdo foi encaminhado por meio do WhatsApp aos juízes e gestores de todo estado para estimular a regularização do acervo de processos pendentes de baixa definitiva na Primeira Instância.

O TJMT concorreu com outros 20 trabalhos inscritos de órgãos ligados ao Judiciário e ficou entre os três finalistas juntamente com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) com a campanha “Pessoa com deficiência, inclusão é valorizar” e o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) com o vídeo “O resultado do nosso trabalho”. O prêmio é uma iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação & Justiça (FNCJ), que reconhece os melhores trabalhos realizados pelas assessorias de comunicação dos órgãos do sistema de Justiça do país.

Fonte: TJMT

Assista ao vídeo de apresentação da campanha Baixe a Taxa