Tribunal de Alagoas promove primeiro curso de preparação para pretendentes à adoção do ano

Você está visualizando atualmente Tribunal de Alagoas promove primeiro curso de preparação para pretendentes à adoção do ano
50 pretendentes à adoção realizam curso no TJAL. - Foto: Stephany Domingos
Compartilhe

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) promove, nesta segunda e terça (17 e 18 de fevereiro), o Curso de Preparação Psicossocial e Jurídica para Pretendentes à Adoção. A capacitação é realizada pela 28.ª Vara Cível da capital (Infância e Juventude) em parceria com a Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (Ceij).

Curso obrigatório

A formação é uma etapa obrigatória para quem pretende adotar e, nesta primeira edição de 2025, realizada pelo TJAL, 50 pessoas participam da capacitação que conta com palestras sobre “Busca ativa e projeto Adoções Possíveis”, “Entrega voluntária e riscos da adoção irregular”, entre outros temas.

Além de pretendentes da comarca de Maceió, também participaram da formação pessoas de Arapiraca, Penedo e Girau do Ponciano.

Hamilton Azevedo, secretário executivo da Ceij, explica que o TJAL realiza essa formação regularmente e que, sem ela, o processo de habilitação não finaliza.

“É imprescindível que as pessoas que querem adotar participem desse curso preparatório porque é onde elas vão estar mais preparadas para conhecer as peculiaridades de um processo de adoção. Muitos dos pretendentes têm muita ansiedade e dúvidas em relação ao prazo e à fila de espera. E aqui no curso conseguimos sanar”, disse.

Adoção sonhada e adoção real

A coordenadora da equipe técnica da 28.ª Vara, Jussara Pacheco, fala que o curso é uma etapa importante do processo de adoção, pois é baseado nas vivências e nas experiências diárias com o processo.

“É um curso muito importante para abrir a cabeça das pessoas que querem adotar, pois muita gente tem a ideia de que a adoção é simplesmente um sonho, mas existe a criança sonhada e a criança real. E, enquanto equipe técnica, precisamos realmente passar para essas pessoas o que é ser pai e mãe adotivos e qual o caminho que irão percorrer”, ressaltou.

Vanessa Íris e sua companheira Irlla Cristine estão participando da formação e consideram o curso fundamental para tirar todas as dúvidas e diminuir a ansiedade.

“Temos muita vontade de aumentar a família e entramos nesse processo há mais ou menos dois anos e aconteceram uns problemas. Precisamos pausar e agora estamos retomando. Estamos muito ansiosas pela chegada dessa criança e, com o curso, estamos conseguindo tirar muitas dúvidas, diminuir a ansiedade e desmistificar algumas questões”, disse.

Programação

Nesta segunda-feira (17/2), primeiro dia de formação, os pretendentes à adoção assistiram a uma palestra sobre o tema “Aspectos jurídicos da adoção”, ministrada pela advogada Kyvia Pereira. Além disso, também ouviram sobre “Processo de habilitação e Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA)”, “Busca ativa e adoções possíveis” e “Entrega voluntária e riscos da adoção irregular”.

“Mitos, preconceitos e estereótipos envolvidos nos processos de adoção e estágio de convivência”, “Adoção e Grupo de Apoio à Adoção”, “Letramento racial e valorização das origens da criança/adolescente” também foram temas das palestras.

O segundo dia de formação (18/2) contará com palestras sobre “Desenvolvimento Infantil” e “Apadrinhamento”, além de vivências e relatos de experiências.

Fonte: TJAL

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais